home

«Verdade ou consequência» sobre resgate espanhol

«Verdade ou consequência» sobre resgate espanhol

O secretário nacional João Ribeiro redigiu um artigo de opinião no jornal Sol, intitulado “Verdade ou consequência”, no qual resume as contradições do Governo português sobre as condições do resgate financeiro à economia espanhola.

“As contradições do Governo português sobre as condições desse resgate suscitam reservas: ou os governos europeus conheceram as condições do empréstimo na reunião do Eurogrupo e não o assumem em público; ou os governos europeus não conhecem essas condições e estamos perante um comportamento pirómano e irresponsável”, supôs João Ribeiro.

A verificar-se o primeiro caso, defende que o Governo deve esclarecer qual a razão de não divulgarem aos europeus as condições do empréstimo. “Confirmando-se o segundo cenário, o Eurogrupo agiu com total irresponsabilidade”, defende.

Focando-se em Pedro Passos Coelho, o secretário nacional do PS reiterou que “se o primeiro-ministro desconhece as condições do empréstimo deve ir ao próximo Conselho Europeu perguntar se há países de primeira e países de segunda”. Ora, se o contrário se verificar, “então [o primeiro-ministro] escondeu informação que afeta milhões de portugueses”.

João Assunção Ribeiro relembrou, ainda, que “o PS foi, durante o último ano, o único partido com um discurso coerente e propositivo em matéria europeia”.

Leia aqui o artigo em formato PDF