home

Vasco Cordeiro: “Esta é altura de a Região mobilizar recursos para ajudar as famílias e as empresas”

Vasco Cordeiro: “Esta é altura de a Região mobilizar recursos para ajudar as famílias e as empresas”

O presidente do PS/Açores manifestou, este sábado, a sua preocupação com a anteproposta de Plano Regional de Investimentos para 2023, para assinalar, na ocasião, o corte que se aproxima dos 20% das verbas do Plano de Investimentos em relação ao valor de 2021, num momento em que se afigura fundamental “mobilizar recursos que possam ajudar as famílias e empresas Açorianas a atravessar o atual desafio com que estão confrontados”.

Publicado por:

Acção socialista

Ação Socialista

Órgão Nacional de Imprensa

O «Ação Socialista» é o jornal oficial do Partido Socialista, cuja direção responde perante a Comissão Nacional. Criado em 30 de novembro de 1978, ...

Ver mais
Vasco Cordeiro, PS/Açores

“O Plano de Investimentos de 2021 tinha um valor de mais de 780 milhões de euros. Nesta anteproposta, há um corte de mais de 140 milhões de euros, reduzindo, assim, o valor do Plano de Investimentos para 2022, para cerca de 640 milhões”, denunciou.

Para Vasco Cordeiro, que intervinha em mais uma sessão do ciclo de conferências ‘Construir o Futuro – Que Açores Queremos?’, o principal desafio que a Região enfrenta, é, a curto prazo, o desafio de ajudar as famílias e as empresas a ultrapassarem a conjuntura difícil que já se vive e que, segundo alguns preveem, poderá agravar-se em 2023.

“Desde março deste ano que o PS/Açores tem vindo a alertar para a necessidade de serem tomadas medidas a favor de famílias e empresas, bem como a apresentar propostas concretas incidindo, nomeadamente, na redução do preço dos combustíveis, no reforço do apoio à aquisição de produtos alimentares e na criação de mecanismos de apoio às empresas com a garantia de manutenção do preço final de bens. A resposta que temos recebido é a de uma arrogância crescente deste Governo Regional e da maioria que o sustenta”, acrescentou o líder socialista.

“O documento ainda não foi entregue aos partidos políticos, será quando for entregue na Assembleia Legislativa, mas, apenas naquilo que é público, o que se percebe é que este Governo Regional parece ter desertado deste combate pelas famílias e empresas açorianas”, assegurou o líder socialista, para recordar o que os Governos Regionais da responsabilidade do Partido Socialista fizeram, quer na crise de 2008, quer durante a pandemia de Covid-19, em termos de medidas que acresceram às medidas nacionais, bem como de medidas próprias.

Na sessão, que reuniu simpatizantes e militantes dos concelhos de Ponta Delgada e da Ribeira Grande, Vasco Cordeiro alertou ainda para a degradação crescente das finanças públicas regionais e salientou a importância do aproveitamento dos fundos comunitários, referindo que entre 2021 e 2027 a Região tem ao dispor o maior volume de sempre de fundos comunitários: “são mais de três mil milhões de euros, montante no qual estão incluídos os valores do PRR, do REACT-EU e do próximo Quadro Comunitário”.

No âmbito da iniciativa ‘Construir o Futuro – Que Açores Queremos?’, o presidente do PS/Açores está a reunir com os militantes e simpatizantes do partido, ouvindo-os sobre as respostas para os desafios atuais e futuros dos Açores, numa iniciativa que já percorreu as ilhas do Pico, Terceira e São Miguel, sendo que ao longo dos próximos meses irá percorrer, ainda, as restantes ilhas da Região.

ARTIGOS RELACIONADOS