Vasco Cordeiro congratula-se com vitória clara e robusta do PS nos Açores
“Os resultados demonstram que estas eleições se saldam por uma vitória clara, robusta e inequívoca do PS. O PS cresce no número de ilhas em que vence, nos concelhos em que vence, no número de freguesias em que vence. Não há, pois, dúvidas que esta é uma grande vitória do PS”, considerou.
O PS, à imagem do total nacional, foi o partido mais votado na região, elegendo três em cinco deputados possíveis pelo círculo eleitoral açoriano.
O líder socialista dos Açores referiu-se ainda à questão da abstenção, advertindo que se trata de uma “séria ameaça” à saúde da democracia e da autonomia.
“A democracia não pode continuar assim. Não é sustentável a taxa de abstenção que eleição após eleição se tem verificado”, sublinhou, acrescentando que, sobre esta matéria, serão em breve apresentados dados sobre a reflexão em torno do “contrato de cidadania” proposto em junho deste ano, no Dia da Região Autónoma dos Açores.
O PS repetiu nos Açores a vitória eleitoral nas legislativas de 2015, voltando a eleger três deputados à Assembleia da República e vincando uma vantagem mais expressiva, de quase 10 pontos percentuais, sobre a segunda força política mais votada.