home

Vasco Cordeiro avisa Passos: açorianos não esquecem

Vasco Cordeiro avisa Passos: açorianos não esquecem

O presidente do PS/Açores acusou publicamente o líder do PSD, Pedro Passos Coelho, de ter mentido sobre as negociações do novo modelo de transportes aéreos da região.

Notícia publicada por:

Conselho Económico e Social avança nos Açores

“Não é verdade que tenha sido o Governo da República do PSD a convencer o Governo Regional do PS do que quer que seja. Foi o Governo Regional do PS que tomou a iniciativa de propor uma alteração ao modelo de acessibilidades aéreas à nossa região”, esclarece Vasco Cordeiro, sublinhando ser “verdade que essa proposta esteve parada três anos nas gavetas do Governo da República e que só quando o ministro deixou de ser do PSD é que o assunto evoluiu e se resolveu”.

À margem da apresentação da lista do PS pelo círculo eleitoral da ilha Terceira às eleições legislativas regionais de 16 de outubro, na Praia da Vitória, o líder dos socialistas reagia desta forma às declarações de Passos Coelho, de visita aos Açores.

O líder regional socialista e presidente do Governo Regional rebateu todas as afirmações do ex-primeiro-ministro e disse que as declarações proferidas na altura atestam que um dos pressupostos do Executivo açoriano era o de “não aumentar o esforço financeiro do Estado”.

Depois, lamentou que o líder nacional do PSD tenha dito que os socialistas dos Açores e da República só sabem governar “distribuindo dinheiro”.

“É ocasião para lembrar quem assim fala que deve estar convenientemente esquecido do que fez aos Açores e aos açorianos quando foi primeiro-ministro e lembrar-lhe que deve ter mais respeito pelos Açores e pela forma como gerimos bem as nossas finanças públicas”, afirmou, categórico, Vasco Cordeiro.

E acusou Passos de ter rejeitado um pedido de ajuda do Governo Regional, quando em 2013 várias ilhas foram afetas por enxurradas, fazendo com que a região tivesse de assumir sozinha prejuízos na ordem dos 35 milhões de euros.

“Não tome os açorianos por esquecidos, não tome os açorianos por coisa pior do que esquecidos”, avisou Vasco Cordeiro, numa declaração dirigida a Passos Coelho.