Vasco Cordeiro apresentou programa que traz “a marca do futuro” para os Açores

Vasco Cordeiro apresentou programa que traz “a marca do futuro” para os Açores

Vasco Cordeiro apresentou programa que traz “a marca do futuro” para os Açores

Para Vasco Cordeiro, o programa, que contou com a colaboração de milhares de açorianos que participaram nas conferências “A Força da Autonomia somos todos nós”, permite que o PS se afirme como “um amplo movimento de participação democrática, de exigência e de propositura, de renovação, inovação e de criatividade nas soluções, que extravasa as fronteiras partidárias e se alicerça, solidamente, numa ambiciosa coligação de vontades a favor dos Açores”.

O líder socialista regional recordou que os últimos quatro anos não foram fáceis, enfatizando que o tempo percorrido neste período eleitoral já permitiu verificar que “é o PS que traz a marca do Futuro, apresentando-se com mais força, mais energia e mais determinação”.

Qualificação

Numa intervenção em que elencou várias das centenas de medidas que constam do Programa Eleitoral, Vasco Cordeiro anunciou a criação do programa DUAL Açores – Qualificação Profissional Contínua ou o Programa “Social+”, destinado a desempregados com habilitações inferiores ao 12º ano, com o objetivo de proporcionar experiências profissionais. Anunciou também a criação de um programa regional de apoio à conversão de contratos com termo em contratos sem termo, como forma de combater a precariedade laboral. A criação de campanhas de sensibilização como forma de atrair inativos para o mundo do trabalho, particularmente as mulheres, constitui outra das medidas para melhorar a coesão social e combater a pobreza nos Açores.

Educação

Em matéria educativa, e entre várias medidas anunciadas, Vasco Cordeiro sublinhou o objetivo de consolidar e aperfeiçoar nos próximos quatro anos o Plano Integrado de Promoção do Sucesso Escolar, ProSucesso, promovendo um maior envolvimento das famílias e da comunidade, aliado à competência e ao empenho dos docentes e funcionários escolares, assente na premissa de que “todas as crianças são capazes de aprender”. Um objetivo para a próxima legislatura passa, também, por integrar todas as crianças dos 3 aos 5 anos de idade na educação pré-escolar. O líder socialista quer valorizar os recursos humanos e a autonomia das escolas, dando prioridade à formação didática, à atualização científica, à utilização dos recursos digitais e tecnologias da informação. Vasco Cordeiro reiterou que pretende rever o Regulamento do Concurso de Pessoal Docente, estabelecendo a periodicidade anual dos concursos e alterando a obrigatoriedade de permanência num lugar do quadro por um período de três anos.

Reconhecendo a Agropecuária, as Pescas e o Turismo como os “três principais sectores alicerce da economia açoriana”, Vasco Cordeiro pretende “fortalecê-los através do conhecimento e da inovação”, de que são exemplos as áreas do Mar, da Climatologia ou do desenvolvimento espacial. A este respeito, o líder socialista reconheceu o “papel fundamental da Universidade dos Açores”.

Agropecuária

Vasco Cordeiro anunciou, entre outras medidas, a criação de um programa específico para a agroindústria regional, visando “reforçar a presença dos produtos açorianos nos mercados de exportação tradicionais”, bem como a criação de um Plano Estratégico de Diversificação Agrícola, adequado a cada ilha”.

Pescas

Nas Pescas, o presidente do PS/Açores reafirmou, entre outras medidas, a criação de um “programa específico de promoção dos produtos da pesca, alicerçado na Marca Açores, a reestruturação da frota, apoios ao abate de embarcações e um regime de apoio à reforma antecipada de armadores e pescadores”. Vasco Cordeiro sublinhou, igualmente, a aposta na criação do Centro de Aquicultura dos Açores, na ilha do Faial, que será “vocacionado para a investigação, integrando pescadores, investigadores e investidores privados”.

Turismo

Na área do Turismo, o presidente do PS/Açores estabeleceu como grandes objetivos estratégicos a “qualificação, a sustentabilidade, a eficácia da promoção e a eficiência nas acessibilidades”. Nesta área, Vasco Cordeiro pretende, entre outras medidas, criar um Programa de Intercâmbio Formativo para Profissionais do Turismo, assim como programas de incentivo à diminuição da sazonalidade, e incrementar a notoriedade nos mercadores emissores.

Transportes

No âmbito dos transportes, o líder dos socialistas açorianos salientou a introdução, durante todo o ano, do transporte de carga rodada interilhas, e um novo modelo de transporte de carga aérea. No que concerne aos transportes terrestres, Vasco Cordeiro destacou a aposta num programa de apoio à mobilidade elétrica.

Políticas sociais

Em matéria de políticas de apoio social, o presidente do PS/Açores sublinhou a importância de que a Solidariedade se reveste no património histórico do PS. Vasco Cordeiro anunciou como objetivos, entre várias outras medidas, o “reforço e o aprofundamento do combate a fenómenos, como a negligência, o mau trato e abuso infantil”, assim como “adotar e fortalecer medidas” que contribuam para o reforço do rendimento disponível das famílias como, por exemplo, os reforços dos Complemento Açoriano ao Abono de Família, do Complemento Regional de Pensão, e do Complemento para Aquisição de Medicamentos para os Idosos (COMPAMID).

Saúde

A gestão das listas de espera cirúrgicas e de consultas de especialidade representam um constrangimento comum a todos os serviços de saúde a nível mundial sendo, por isso, assumidas como “um dos grandes desafios a vencer na próxima legislatura”. Neste sentido, o PS/Açores preconiza a “implementação de novas parcerias e um melhor aproveitamento dos tempos cirúrgicos, uma melhor gestão dos blocos operatórios, o aumento das cirurgias em regime de ambulatório e o fomento da complementaridade entre hospitais regionais e outros sistemas de saúde”.

Mobilização pelo futuro

Por último, o líder socialista lançou um desafio aos jovens Açorianos para que se mobilizem “para esta grandiosa tarefa de construir o futuro da nossa terra”.

Para Vasco Cordeiro, o futuro dos Açores e o futuro da Autonomia dependem da “ambição, do trabalho, do empenho e determinação da juventude açoriana”, reiterando a sua vontade de construir, com os jovens, uma “Região aberta ao mundo, orgulhosa da sua história e do seu percurso”.

Share this post