home

“Vamos subir o salário mínimo em mais de 5%”

“Vamos subir o salário mínimo em mais de 5%”

Na segunda parte da sua entrevista ao DN e à TSF, José Sócrates fala sobre a política nacional, afirmando que a maioria absoluta é importante para que o Governo “tenha capacidade para conduzir as mudanças e as reformas (…) e uma política que sobreponha o interesse geral das corporações que muitas vezes domina os aspectos sectoriais da nossa política”.

O primeiro-ministro afirma também que o governo avançou com um conjunto de leis progressistas “que honram” o Partido Socialista, que por sua vez “está muito mobilizado e atento”. José Sócrates adianta que o governo irá propor um aumento superior a cinco por cento para o salário mínimo nacional, que deverá passar a ter como indexante os apoios sociais, “porque é isso que é justo”, reforça.

O Tratado de Lisboa é outra das questões abordadas nesta entrevista. José Sócrates afirma que a Europa precisa que este tratado seja aprovado rapidamente, especialmente neste momento de crise. E sublinha que a crise é a oportunidade para fazer triunfar o modelo social europeu “em que se atribui um papel ao Estado mais próximo e preocupado com o interesse geral, menos dado a pensar que, se intervimos, isso só vai acrescentar custos e é desnecessário, e intrusivo, e só faz mal.” 

Ler a entrevista completa