Valorizar o Património Cultural para o crescimento económico e coesão social
A deputada falava aos jornalistas no âmbito das iniciativas que estão a ser promovidas, pelo Grupo Parlamentar do PS/Açores, para assinalar 2018 como o Ano Europeu do Património Cultural.
“Os Açores não estão isentos da preocupação com estas questões do património cultural”, adiantou a deputada do PS Açores, após a visita ao Atelier de Conservação e Restauro de Obras de Arte de São Jorge e à Igreja de Santa Bárbara nas Manadas que a própria considerou como “símbolos do investimento cultural nos Açores”.
Ainda sobre o centro de restauro, Susana Goulart Costa também destacou que, tratando-se de “uma iniciativa privada, faz esta ligação aos desafios da comunidade europeia que é a criação de pequenas empresas que se dedicam a questões do património cultural, com emprego altamente qualificado”.
“Penso que há excelentes exemplos em São Jorge de como o turismo cultural pode vir a ser ferramenta de grande qualidade para a dinamização turística. Há um grande trabalho a fazer, mas também por parte dos poderes locais e das empresas locais está a haver uma crescente consciencialização no que diz respeito às questões que a Comunidade Europeia cria em 2018, que é a coesão económica e social. São Jorge é uma ilha que tem um potencial de grande valor neste aspeto”, concluiu a parlamentar socialista.