Valorizar as pessoas e a coesão territorial
O Grupo Parlamentar do Partido Socialista entende que só com “reformas estruturais” se conseguirá “um país moderno, competitivo e sustentável”. Ao intervir durante o debate, na Assembleia da República, sobre a valorização do território, o deputado Renato Sampaio sublinhou que “ambicionamos reformas viradas para as pessoas e não para o economicismo, que nos últimos anos conduziu ao empobrecimento das pessoas. Desejamos reformas centradas no país real, de progresso e de desenvolvimento, onde a igualdade de oportunidades seja uma realidade”.
“Queremos reformas centradas na proximidade das políticas públicas, na descentralização e desconcentração do Estado”, ao contrário do Governo anterior “que encerrava serviços públicos e abandonava o desenvolvimento rural”, argumentou o deputado Renato Sampaio.
A prioridade para o PS é “a descentralização e a intervenção com políticas ativas para os territórios de baixa densidade, valorizando o interior”, destacou o parlamentar.
O debate sobre a valorização do território integra a discussão parlamentar que decorre sobre o Plano Nacional de Reformas.