home

V Centenário da Circum-navegação de Fernão de Magalhães

V Centenário da Circum-navegação de Fernão de Magalhães

Tendo em vista as comemorações do V Centenário da Circum-navegação liderada pelo navegador português Fernão de Magalhães, que decorrerão entre 2019 e 2022, o Governo anunciou ontem, em Conselho de Ministros, a criação de uma estrutura de missão para o projeto, que ficará na dependência do governante responsável pela área do mar e será presidida por José Manuel de Carvalho Marques, atual presidente da Câmara Municipal de Sabrosa.
V Centenário da Circum-navegação de Fernão de Magalhães

Com vasta experiência e conhecimento na coordenação de projetos em torno da temática da circum-navegação, José Manuel de Carvalho Marques, foi impulsionador da criação da Rede Mundial das Cidades de Magalhães, de que foi vice-presidente, e da Rede de Universidades de Magalhães, tendo sido também responsável pela inscrição da Rota de Magalhães na lista indicativa da UNESCO.

As comemorações dos 500 anos da primeira viagem completa em torno do globo, iniciada em 1519 sob a liderança do navegador português, que viria a ser morto durante a expedição, em 1521, e completada um ano depois, em 1522, decorrerão não só no âmbito da ação externa mas também como fator de desenvolvimento regional nas vertentes cultural, científica e económica, envolvendo instituições de ensino superior e científicas, autarquias locais e demais entidades públicas e privadas.

Lisboa preside Rede Mundial de Cidades Magalhânicas

Lisboa vai assumir nos próximos dois anos a presidência da Rede Mundial de Cidades Magalhânicas, sucedendo a Sevilha, por decisão unânime dos membros da organização, reunidos no seu VI Encontro, que teve lugar na capital portuguesa.

Caberá agora à autarquia liderada por Fernando Medina conduzir os destinos da organização até à abertura das comemorações dos 500 anos da primeira volta ao mundo, que se iniciarão em 2019. Agradecendo a confiança na escolha, Medina sublinhou que Lisboa está entusiasmada com o desafio, tendo garantido que fará o melhor para que “tudo corra à altura do momento”.

A Rede Mundial de Cidades Magalhânicas é uma organização que reúne cidades e localidades de diversos pontos do mundo que partilham a história da primeira viagem de circum-navegação, liderada pelo navegador português Fernão de Magalhães, integrando os municípios portugueses de Lisboa, Sabrosa e Ponte da Barca.