home

UV 2012: Europa das Pessoas

UV 2012: Europa das Pessoas

A primeira aula do 3º dia da Universidade de Verão centrou-se no tema da Europa das Pessoas. A Professora Maria João Rodrigues e o Deputado Europeu Correia de Campos partilharam os seus pontos de vista, como tiro de partida para os trabalhos das turmas.

A moderadora Jamila Madeira lançou o mote da Europa multicultural onde “se pretende que as pessoas tenham mais mundo”
Maria João Rodrigues realçou a “intuição especial” de Portugal para momentos como este e a necessidade de se trabalhar em conjunto para uma solução para a Europa e o Mundo, sobre 4 vetores: A definição dos horizontes futuros, as expectativas depositadas no governo europeu e mundial, a escolha do modelo de organização europeia e a solução específica para Portugal.
Para o nosso país, traçou como meta a ambição de não “querermos apenas regressar ao que éramos” no final desta crise, mas sim, ser capaz de recuperar o controlo sobre as suas próprias decisões estratégicas.
“O serviço público tem servidão pública, o privado não tem”. Correia de Campos focou-se na necessidade do serviço público e nas diferenças entre este e o privado, apontando a dificuldade de cada país ter o seu modelo nos sectores fundamentais.
O deputado europeu preveniu ainda para a necessidade de defesa do modelo do Estado Social, combatendo a amputação brutal defendida no livro do Primeiro Ministro de Portugal, Pedro Passos Coelho.
Afirmou ainda o momento crítico de intervenção em estado de crise, para que não se aja sempre “em fim de linha” como reação.