home

UV 2012: Democracia Activa

UV 2012: Democracia Activa

A segunda metade do 3º dia da Universidade de Verão do PS encerra os trabalhos em turma. O tema “Democracia Activa” foi lançado por Álvaro Beleza que lançou a democracia como “poder do povo”, chamando o povo para mais participação na procura de fórmulas para uma europa mais democrática.

Adelino Maltez rebateu prontamente o reitor da Universidade de Verão, dizendo que o povo nunca esteve nem estará no poder.

O professor catedrático deu uma lição de história da política, com definições e questões antigas, com o olhar de problemas de hoje. Falou da politica como a ciência dos homens com atos da polis, com esta a transformar-se nos dias de hoje em mais do que a república portuguesa, para uma escala de pluralidade de estados, “com fenómenos de república universal”, com políticos globais. 

Passando pelo pensamento de todos eles, pediu ao PS que não esquecesse Antero de Quental, e a luz, igualdade e riqueza que são a república, António Sérgio, como grande reformador, e os revolucionários por cumprir de 1820, liberais que deixaram de existir. 

Tanto Adelino Maltez como Ana Gomes reforçaram a necessidade de formação política para reformar a democracia, motivo pelo qual a Universidade de Verão ganha um papel de especial relevância na sua missão de voltar a lançar o debate ideológico. 

A deputada europeia lançou, por seu lado, o grande desafio de reversão da economia como controlador da política, e o facto de isso se passar ao nível da república universal. Alertou por isso para a necessidade de o PS identificar claramente todas as medidas do Governo que são violadoras dos princípios de equidade e igualdade. 

Ana Gomes registou ainda a possibilidade de existência de listas transnacionais para as eleições europeias no PSE, mostrando que o PS deve estar neste debate, para a apresentação de um candidato único às eleições europeias, por forma a sair da crise de forma concertada.