home

Universidade de Verão do PS começa hoje com erros do Governo em análise

Universidade de Verão do PS começa hoje com erros do Governo em análise

Logo PSA Universidade de Verão do PS arranca hoje, em Évora, com mais de 100 participantes para refletir sobre os erros do atual Governo e propor alternativas à sua política de “austeridade a qualquer custo” e de “cortes cegos”.

Durante 4 dias, assumidos como ponto de partida para uma continuada investigação sectorial, o PS desafia-se cada vez mais a elevar os seus padrões de capacidade governativa aos valores de excelência globais que os tempos atuais exigem. O PS acredita que “HÁ UM OUTRO CAMINHO” e vai debater nesta universidade soluções nacionais e europeias, imediatas e a longo prazo, para problemas como o desemprego, a falta de crescimento económico, o enfraquecimento da classe média ou o aumento das desigualdades.

Iremos promover intencionalmente a polémica e o debate amplo, bem como a análise pragmática dos prós e contras de várias soluções possíveis para a presente situação, com base nos quatro grandes temas propostos: Economia Justa; Sociedades Coesas; Europa das Pessoas; Democracia Ativa.

Álvaro Beleza, secretário nacional do PS, revelou que a avaliação da troika não vai passar à margem do evento.

O caminho dos socialistas para o país “não é austeridade a qualquer custo, não é destruir tudo cegamente, não são cortes cegos, a torto e a direito”. Defendeu, então, que “tem que se ter atenção” ao “estado social que nós temos”, na Europa e em Portugal, porque se trata de “avanços civilizacionais absolutamente notáveis” que “não se podem agora desbaratar”.

“Sem a economia a crescer, nada será possível”, frisou Álvaro Beleza, considerando esta tarefa “absolutamente prioritária”, que não está a ser cumprida pelo Executivo.

Segundo o dirigente socialista, “os portugueses têm cumprido .O Governo é que não tem cumprido a parte dele porque, de facto, não está a cumprir do ponto de vista orçamental e há problemas graves”, acusou.

O discurso de abertura da Universidade de Verão é proferido, ao final da tarde, pela eurodeputada Edite Estrela, presidente da Delegação dos Socialistas Portugueses no Parlamento Europeu.

Os professores Viriato Soromenho Marques, Sandro Mendonça, Adelino Maltez, António Costa e Silva ou Maria Carmo Fonseca são alguns dos oradores dos vários painéis agendados.

A marcar presença vão estar também os eurodeputados do PS Elisa Ferreira, Correia de Campos, Vital Moreira e Ana Gomes, o secretário-geral da UGT, João Proença, e a ex-ministra Maria João Rodrigues, entre outros intervenientes.

António José Seguro encerrará a Universidade de Verão com um discurso, no domingo, pelas 12 horas.