Universidade de Verão do PS começa hoje com erros do Governo em análise
A Universidade de Verão do PS arranca hoje, em Évora, com mais de 100 participantes para refletir sobre os erros do atual Governo e propor alternativas à sua política de “austeridade a qualquer custo” e de “cortes cegos”.
Durante 4 dias, assumidos como ponto de partida para uma continuada investigação sectorial, o PS desafia-se cada vez mais a elevar os seus padrões de capacidade governativa aos valores de excelência globais que os tempos atuais exigem. O PS acredita que “HÁ UM OUTRO CAMINHO” e vai debater nesta universidade soluções nacionais e europeias, imediatas e a longo prazo, para problemas como o desemprego, a falta de crescimento económico, o enfraquecimento da classe média ou o aumento das desigualdades.
Iremos promover intencionalmente a polémica e o debate amplo, bem como a análise pragmática dos prós e contras de várias soluções possíveis para a presente situação, com base nos quatro grandes temas propostos: Economia Justa; Sociedades Coesas; Europa das Pessoas; Democracia Ativa.
Álvaro Beleza, secretário nacional do PS, revelou que a avaliação da troika não vai passar à margem do evento.
O caminho dos socialistas para o país “não é austeridade a qualquer custo, não é destruir tudo cegamente, não são cortes cegos, a torto e a direito”. Defendeu, então, que “tem que se ter atenção” ao “estado social que nós temos”, na Europa e em Portugal, porque se trata de “avanços civilizacionais absolutamente notáveis” que “não se podem agora desbaratar”.
“Sem a economia a crescer, nada será possível”, frisou Álvaro Beleza, considerando esta tarefa “absolutamente prioritária”, que não está a ser cumprida pelo Executivo.
Segundo o dirigente socialista, “os portugueses têm cumprido .O Governo é que não tem cumprido a parte dele porque, de facto, não está a cumprir do ponto de vista orçamental e há problemas graves”, acusou.
O discurso de abertura da Universidade de Verão é proferido, ao final da tarde, pela eurodeputada Edite Estrela, presidente da Delegação dos Socialistas Portugueses no Parlamento Europeu.
Os professores Viriato Soromenho Marques, Sandro Mendonça, Adelino Maltez, António Costa e Silva ou Maria Carmo Fonseca são alguns dos oradores dos vários painéis agendados.
A marcar presença vão estar também os eurodeputados do PS Elisa Ferreira, Correia de Campos, Vital Moreira e Ana Gomes, o secretário-geral da UGT, João Proença, e a ex-ministra Maria João Rodrigues, entre outros intervenientes.
António José Seguro encerrará a Universidade de Verão com um discurso, no domingo, pelas 12 horas.