home

Universidade de Verão do PS

Universidade de Verão do PS

Logo PSO PS volta este ano a organizar uma universidade de verão para marcar a ‘rentrée’ política, em Évora, centrada na crise e na construção europeias, e que o secretário-geral encerrará a 2 de setembro.

A universidade de verão, que decorre de 30 de agosto a 2 de setembro, é uma organização conjunta do partido e do Grupo Socialista Democrático do Parlamento Europeu, pelo que os temas escolhidos para serem analisados nestes dias em Évora são os mesmos “a abordar no congresso do Partido Socialista Europeu em Bucareste, em outubro”, de acordo com Álvaro Beleza, secretariado nacional do PS.

Os debates terão como temas a “Economia Justa”, as “Sociedades Coesas”, a “Europa das Pessoas” e a “Democracia Ativa”, estando entre os conferencistas personalidades ligadas ao PS e independentes. Haverá ainda, todos os dias, um “jantar-debate”, com um convidado a quem caberá fazer uma intervenção.

A sessão de abertura da universidade de verão estará a cargo da eurodeputada Edite Estrela, Presidente da Delegação dos Socialistas Portugueses no Parlamento Europeu, sendo que o primeiro jantar-debate, estará a cargo de Viriato Soromenho Marques, professor na Faculdade de Letras de Lisboa, que “irá falar sobre a Europa, a encruzilhada que a Europa tem neste momento”, segundo Álvaro Beleza.

Na sexta-feira, a convidada para o jantar é a professora Carmo Fonseca, diretora do Instituto de Medicina Molecular, “uma ilustre investigadora que falará sobre conhecimento, investigação” e “esta nova geração que é a melhor dos últimos anos, a melhor que Portugal alguma vez teve” e a sua importância “para o futuro do país”, ainda segundo o coordenador da universidade de verão do PS.

No sábado, a intervenção no último jantar caberá ao professor do Instituto Superior Técnico António Costa e Silva, que “falará sobre economia verde, crescimento sustentável e uma marca importante do PS, as energias alternativas”.

Entre os conferencistas dos debates estarão nomes como o professor universitário Sandro Mendonça, o líder parlamentar do PS Carlos Zorrinho, os eurodeputados do PS Elisa Ferreira, Capoulas Santos, Luís Paulo Alves, Correia de Campos, Vital Moreira e Ana Gomes, o secretário-geral da UGT, João Proença, a ex-ministra Maria João Rodrigues e o politólogo e professor universitário Adelino Maltez.

O encerramento da universidade de verão socialista será no domingo, 2 de agosto, com uma intervenção do secretário-geral do PS.

Álvaro Beleza destacou ontem que “todas as questões que têm a ver com a crise portuguesa têm a ver com a crise europeia. A Europa está numa encruzilhada, ou avança ou morre”.

“E Portugal, ao contrário da ideia um bocadinho feita, não é um país periférico, é central, cosmopolita, e o PS também tem essa tradição, um pensamento europeu estruturado que defende a União Europeia, a unidade política europeia. E portanto vamos aprofundar estas questões para levar depois ao congresso do Partido Socialista Europeu em Bucareste um conjunto de ideias dos socialistas portugueses no sentido de aprofundar a união política europeia e de a aproximar dos cidadãos”, acrescentou.

A última universidade de verão do PS foi há 9 anos, em 2003, e a organização coube ao actual líder do partido, António José Seguro.