home

“Uma balança tecnológica positiva”

“Uma balança tecnológica positiva”

Portugal subiu um lugar no ranking da inovação do European Innovation Scoreboard, divulgado em Bruxelas, passando da 17.ª para a 16.ª posição no contexto da UE27.

Na edição do ano passado, o nosso País havia subido 5 posições em relação a 2007. Estes resultados foram destacados pelo Primeiro-Ministro, durante uma visita à Vision-Box, uma empresa de Oeiras, cuja tecnologia serviu de base ao cartão do cidadão e ao passaporte electrónico e que está entre as primeiras do mundo no controlo electrónico de fronteiras.

José Sócrates sublinhou que o Plano Tecnológico causou ruptura com o passado no tecido industrial e que, nos últimos cinco anos, «Portugal fez progressos notáveis»: «tivemos pela primeira vez uma balança tecnológica positiva. Aconteceu em Portugal uma ruptura com o passado».

Segundo os dados divulgados European Innovation Scoreboard 2009, em Bruxelas, o nosso País colocou-se à cabeça do grupo dos países moderadamente inovadores, tendo sido o que mais progrediu em investimento de empresas em investigação e desenvolvimento, o segundo com maior crescimento na formação dos recursos humanos, com maior investimento das empresas em inovação, e em registo de patentes europeias, e o quarto com maior progresso nos indicadores relativos aos efeitos económicos de inovação. O Ministro da Economia, da Inovação e do Desenvolvimento, Vieira da Silva, sublinhou que, no grupo de países moderadamente inovadores da Europa, Portugal é o que mais está a crescer.

«Quando lançámos a ideia do Plano Tecnológico era em empresas como a vossa que estávamos a pensar», declarou o Chefe do Governo aos dirigentes e trabalhadores da empresa, que saiu do Instituto Nacional de Tecnologias de Informação em 2001 e explorou o ramo das tecnologias aplicadas à segurança electrónica. Em 2009, a Vision-Box teve um volume de negócios de 9000 milhões de euros, exportando para mercados desde a Venezuela à Finlândia.