Um PS mais forte para liderar os desafios da próxima década
Também na Região Autónoma da Madeira, o PS viu reconhecido o trabalho de construção de uma alternativa política forte, alcançando o seu melhor resultado de sempre, tendo em vista um futuro exercício de governação que venha a servir melhor os madeirenses e porto-santenses.
Projetando o ano de 2020, que abre um novo ciclo político, governativo e parlamentar, começando pela discussão e votação do Orçamento do Estado, em que Portugal e o projeto europeu comum se deparam com exigentes desafios, importa recordar algumas das marcas mais importantes do PS no ano que fechou.
Defesa da escola pública. Manuais escolares gratuitos para todo o ensino obrigatório. Contratação de 7.600 professores e de 4 mil assistentes operacionais.
Defesa do SNS. Aprovação da Lei de Bases da Saúde e reforço do investimento na Saúde, traduzido pelo aumento da despesa de 1.600 milhões + 942 milhões no OE2020; mais 15 mil profissionais.
Redução dos passes sociais, com significativa poupança para as famílias, promovendo a mobilidade e o transporte público e dando um passo decisivo para a meta da descarbonização.
Combate às desigualdades. 500 mil pessoas saíram de situação de pobreza, sendo a atual taxa de pobreza a mais baixa desde que há registo.
Crescimento sustentado. Terceiro ano consecutivo a convergir com a Europa, prevendo-se que Portugal mantenha esta trajetória em 2020.
Boas contas públicas. Défice de 0,1%, o mais baixo de sempre em democracia, estimando-se um excedente orçamental histórico de 0,2% em 2020.
Subida do salário mínimo, de 505 para 600 euros no espaço de uma legislatura, atingindo o valor de 635 euros já em janeiro de 2020.
Emprego. Mais 386 mil novos empregos criados desde 2015, 95% dos quais contratos sem termo, com a taxa de desemprego mais baixa desde 2003.
Estas são marcas do PS, tão importantes como as que ainda falta fazer. Vamos continuar a fazer ainda Mais e Melhor para Portugal.