home

Um novo rumo

Um novo rumo

 
Eurico Brilhante Dias explica no jornal Expresso a alternativa do Partido Socialista ao caminho do Governo. “O novo rumo apresentado pelo secretário geral do PS no XIX Congresso, contempla medidas claras e uma prioridade o emprego” porque “o Governo escolheu o caminho do empobrecimento” e promoveu o desemprego, a dívida e o défice.
Para o secretário nacional do PS “é urgente renegociar o nosso programa de ajustamento” porque “ou renegociamos, ou a trajetória de ajustamento orçamental, de pagamento da dívida, de pagamento de juros levará o país a não conseguir estancar a perda de produto”.
O Governo “criou uma espiral recessiva que se alimenta da austeridade e da perda de PIB potencial”, um caminho que “não é solução”, destaca Eurico Brilhante Dias. “É o que o PS quer evitar” propondo “medidas como a reposição do IVA da restauração, o aumento so salário mínimo nacional e das reformas mais baixas, o programa de reabilitação urbana e as medidas para o alívio da forte restrição financeira que sofrem as PME”.
“A médio/longo prazo Portugal precisa que o fundo de redenção para a mutualização da dívida dos estados-membros (acima dos 60% do PIB), a utilização do futuro mecanismo de solidariedade e convergência da área do euro e a devolução urgente dos lucros das operações do BCE e do sistema de bancos centrais no mercado secundário de dívida soberana se tornem realidade”, explica Eurico Brilhante Dias.
Para que o país atinja outros níveis de produtividade e competitividade, o dirigente socialista aponta “a criação do banco de fomento e a gestão orientadapara os sectores transacionáveis do novo Quadro 2014-2020”.
Um novo rumo “para estabilizar a economia nacional” porque “só assim faz sentido ficar no (nosso) euro”.