home

"Um novo começo no processo de integração europeia”

"Um novo começo no processo de integração europeia”

José Sócrates anunciou, na cerimónia que assinalou a entrada em vigor do Tratado de Lisboa, “um novo começo” no processo de integração europeia, com o reforço das regras de transparência, controlo democrático e eficácia na tomada de decisões.

Ver vídeo…

O primeiro-ministro português classificou o dia 1 de Dezembro como mais uma das datas fundamentais do projecto europeu e recordou a “história de sucessos” do processo de integração europeia, em que cada Tratado “é sempre a oportunidade para um novo começo”, para reforçar laços e afirmar “a vontade comum de prosseguirmos com o projecto europeu”.

José Sócrates sublinhou que a União Europeia se vê agora dotada de um novo quadro institucional, “mais forte e mais apto para decidir. Um novo começo com o reforço das regras de transparência, de controlo democrático e de eficácia na tomada de decisões”.

O líder do executivo defendeu que este é também um novo começo para “uma regulação mais justa da globalização e para a afirmação da sensibilidade europeia. Um novo começo, enfim, para uma Europa mais forte na afirmação dos valores europeus”, concluiu.