home

TSS-UGT apela ao voto nas autárquicas de 12 de Outubro

TSS-UGT apela ao voto nas autárquicas de 12 de Outubro

Votar nas eleições autárquicas é proteger a democracia!

Votar no PS é fazer chegar a democracia a todos!

Publicado por:

Acção socialista

Ação Socialista

Órgão Nacional de Imprensa

O «Ação Socialista» é o jornal oficial do Partido Socialista, cuja direção responde perante a Comissão Nacional. Criado em 30 de novembro de 1978, ...

Ver mais

A Tendência Sindical Socialista- União Geral de Trabalhadores (TSS-UGT) expressa o seu apoio às candidaturas do Partido Socialista nas eleições autárquicas de 12 de outubro de 2025, pois considera que estas defendem os valores da democracia, da justiça social e da valorização do trabalho que são valores fundacionais do sindicalismo democrático.

Num momento em que se intensificam, por toda a Europa, forças autoritárias, antidemocráticas e excludentes, reforçar a democracia é essencial, quer a nível central, quer local.

Uma vitória do PS nestas eleições será, por isso, mais do que uma escolha partidária: será a afirmação dos valores da solidariedade, da proximidade, da tolerância e da centralidade das pessoas, pilares da governação socialista. Será igualmente um impulso renovado para a democracia portuguesa.

As freguesias e municípios devem ser territórios onde todos contam, onde ninguém é deixado para trás. As freguesias e os municípios são efetivamente um coração da vida coletiva.

As autarquias socialistas têm demonstrado capacidade de governar com consistência, competência e realismo, com uma ação marcada por políticas sociais transformadoras, com impacto direto na vida das pessoas.

Sabendo ouvir e dar voz às pessoas, como reafirma o Manifesto socialista para estas eleições autárquicas e cujos compromissos se alinham, em muitas matérias, com princípios e valores do sindicalismo democrático – a defesa e valorização dos trabalhadores, a valorização dos serviços públicos, a aposta na habitação e tantos outros.

Políticas que servem todos e não apenas uma minoria privilegiada, como tem sido a marca da governação atual do PSD-CDS, com apoio da direita liberal e da extrema-direita.

Por isso, o movimento sindical não ignora, de facto, o muito que está em causa nestas eleições autárquicas. E a expressão dos trabalhadores e do mundo do trabalho em relação a estas políticas de direita é clara:

– Rejeitamos o retrocesso laboral e social, recusando a liberalização dos despedimentos, a desregulação e o aumento do tempo de trabalho, a limitação da negociação coletiva e o enfraquecimento dos sindicatos, o condicionamento do direito à greve;

– Rejeitamos o enfraquecimento e desmantelamento dos serviços públicos;

– Rejeitamos políticas que deixem pessoas para trás, por vezes os mais vulneráveis.

Pelo contrário, precisamos de autarquias que valorizem todos os trabalhadores da administração local e empresas públicas, que promovam salários dignos, carreiras valorizadas e respeito pelas profissões; que respondam as necessidades de habitações dignas, que zelem e promovam os serviços públicos, que assegurem a coesão social.

Consideramos que tais garantias só são dadas pelas candidaturas socialistas. Por isso, apelamos a todas as trabalhadoras e trabalhadores, desempregados e jovens, pensionistas a votar nas candidaturas socialistas no próximo dia 12 de outubro.

Esse voto será um voto na continuidade dos princípios fundacionais do Partido Socialista, no desenvolvimento económico e social dos territórios, na melhoria concreta da vida das populações.

Será mais do que nunca um voto na recusa da transposição de modelos de governação de direita para o poder local e na afirmação da valorização do trabalho, do progresso social e do reforço do Estado Social e da democracia.

O futuro das nossas comunidades constrói-se com justiça, com inclusão e com trabalho digno.

É por isso que a TSS-UGT está com o Partido Socialista nestas eleições autárquicas.

 

TSS-UGT

ARTIGOS RELACIONADOS