Tribunais estreiam nova ferramenta de gestão
Através de uma plataforma informática, que centraliza todos os pedidos para depois os submeter aos respetivos interlocutores, será possível poupar tempo e recursos em tarefas que, até aqui, implicavam o preenchimento de vários formulários em papel.
“O Meu Tribunal” vai permitir a comunicação de uma lâmpada fundida, uma cadeira partida ou uma avaria no parque informático, obstáculos que, apesar de pequenos, dificultam o trabalho diário dos serviços da justiça.
Esta ferramenta permite responder de forma mais rápida e ágil às ocorrências e confere maior transparência ao processo, uma vez que os utilizadores podem acompanhar os seus pedidos.
Finalmente, vai possibilitar decisões de gestão mais informadas.
O projeto, integrado no plano de modernização “Justiça+Próxima”, entrou em funcionamento nos tribunais de Sintra, Amadora Cascais, Oeiras e Mafra.
Mais de 300 magistrados e funcionários da justiça participaram em sessões de esclarecimento sobre a utilização desta ferramenta, que deverá ser alargada a todas as comarcas do país em breve.
A plataforma destina-se em exclusivo a utilizadores registados e está acessível em qualquer dispositivo, nomeadamente telemóvel.
Nela é possível selecionar a área em que o problema se enquadra – Património Imobiliário ou Tecnologias de Informação – e, depois, optar por uma das situações descritas ou acrescentar uma nova.
Os registos podem ainda incluir uma fotografia ilustrativa do problema reportado. Cabe depois a uma equipa de “service desk” receber e tratar a informação.