Transtejo vai renovar a frota
O Conselho de Ministros, reunido ontem, aprovou o plano de renovação da frota da Transtejo, devendo o primeiro catamarã entrar em circulação a partir do final do próximo ano.
O plano prevê um “investimento global que será da ordem dos 90 milhões de euros”, anunciou o secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade, José Mendes, dos quais, “57 milhões de euros” destinam-se à “aquisição dos barcos e mais de cerca de 33 milhões para a grande manutenção”.
“Estamos a projetar a entrega do primeiro navio no final de 2020 ou no início de 2021, em princípio no final de 2020. Em 2021 a entrega de três navios e, depois, os seis seguintes serão ao ritmo de dois a cada ano. Significa que, em 2024, teremos os dez navios entregues”, disse José Mendes.
O secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade informou, ainda, que “na aquisição há um apoio do Programa Operacional de Sustentabilidade no Uso de Recursos (POSEUR), de 15 milhões de euros, e um financiamento do Fundo Ambiental na ordem dos 40 milhões de euros, sendo o restante através do orçamento da Transtejo”.
A Transtejo assegura as ligações fluviais entre o Seixal, Montijo, Cacilhas e Trafaria/Porto Brandão e Lisboa.