Transtejo: Governo lança concurso para dez novos navios
“São dez navios iguais que andarão ao dobro da velocidade que andam ao dobro da velocidade a que andam hoje os cacilheiros, têm a mesma dimensão, num investimento que tem duas parcelas. Ao todo são 90 milhões de euros, dos quais 57 milhões são para a aquisição dos navios e 33 para assegurar a sua manutenção até 2035”, anuncia o ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes.
Prevê-se que o primeiro navio chegue em 2020, três em 2021 e até 2024 chegarão os restantes.
“Só podemos lançar o concurso agora porque o quadro comunitário e apoio que herdamos do anterior governo não permitia este tipo de investimento. O quadro foi reprogramado em dezembro último e, por isso, em tempo record lançamos este concurso”, justifica o ministro, acrescentando que os navios ainda têm de ser projetados e construídos. De momento não existem navios disponíveis no mercado, nem sequer para alugar. O ministro, aliás, diz que a Soflusa chegou a ser contatada por empresas de outros países para saberem se tinha navios para alugar e deu sempre resposta negativa.
A compra dos dez navios foi aprovada no conselho de ministros de 10 de janeiro e as ligações abrangidas pelo plano de renovação serão Cacilhas, Seixal e Montijo.
Em termos ambientais, João Pedro Matos Fernandes diz que os novos equipamentos vão permitir à Transtejo reduzir para cerca de metade as emissões de dióxido de carbono na sua operação.