home

Todas as escolas vão ter acesso a bolsas de contratação de pessoal não docente

Todas as escolas vão ter acesso a bolsas de contratação de pessoal não docente

O Ministério da Educação vai estender a todas as escolas o acesso a bolsas de contratação de assistentes operacionais, que no ano passado permitiram a algumas escolas substituir estes assistentes ao fim de 12 dias de ausência do trabalho, e que passam também a incluir assistentes técnicos.

Notícia publicada por:

Todas as escolas vão ter acesso a bolsas de contratação de pessoal não docente

No próximo ano letivo, todos os agrupamentos de escolas (AE) ou escolas não agrupadas (ENA) vão ter reservas de recrutamento, que passam a incluir os assistentes técnicos, mesmo que os estabelecimentos de ensino não precisem de contratar mais funcionários para já, anunciou a tutela numa nota enviada à comunicação social.

“Os AE que não tenham agora de abrir concursos para assistentes operacionais e/ou assistentes técnicos poderão igualmente lançar procedimentos para constituir estas habitualmente designadas bolsas de contratação”, pode ler-se no documento.

Assim, o acesso às reservas de recrutamento passa a ser possível, independentemente do processo de contratação dos cerca de 500 assistentes operacionais e 200 assistentes técnicos divulgados pelo ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, no final de junho.

O Ministério da Educação revelou ainda que estão a ser abertos quatro concursos destinados à contratação de assistentes técnicos e operacionais e respetiva constituição de reservas de recrutamento.

“Com estas disponibilidades agora reforçadas, todos os AE/ENA podem substituir os trabalhadores ao fim de 12 dias de ausência por doença, parentalidade, etc., com recurso às reservas”, explicou a tutela.