Cumprindo todas as normas da Direção-Geral da Saúde, a sala da Alfândega do Porto encheu-se de personalidades que quiseram marcar presença para apoiar o candidato do PS.
“Ser candidato a presidente da Câmara Municipal do Porto é a maior honra da minha vida”, disse Tiago Barbosa Ribeiro, precisa do Partido Socialista para liderar um novo ciclo assente em novas propostas, novos rostos e novas ideias.
“Eu conheço o Porto como a palma das minhas mãos. Esta é a cidade onde nasci, onde estudei, onde sempre vivi e trabalhei. Não me imagino a viver numa outra cidade e esta não é mesmo a segunda cidade do país, eu candidato-me mesmo à primeira cidade do país, porque é a nossa cidade do Porto. O Porto é indissociável daquilo que eu sou, eu conheço os problemas dos portuenses, conheço as suas expectativas, conheço a sua forma de ser. Os portuenses não gostam que se critique a cidade do Porto, eu também não”, acrescentou o candidato do PS na apresentação da sua candidatura.
Tiago Barbosa Ribeiro: “A criação de um programa de arrendamento acessível será a minha primeira prioridade, a minha segunda prioridade e a minha terceira prioridade”
Tiago Barbosa Ribeiro destacou que os preços da habitação no Porto “são uma loucura absoluta e a Câmara nada faz para resolver este problema”. Para o candidato do PS, “quem lidera o município apenas acredita no mercado e não nas políticas públicas para corrigir um gravíssimo problema de acesso à habitação na cidade do Porto”. Tiago Barbosa Ribeiro propõe captar os fundos do Plano de Recuperação e Resiliência para construção de nova habitação, financiada a 100% para as primeiras 26 mil casas inscritas, captar edifícios e terrenos desocupados do Estado central, da Defesa e Segurança Social, mas também do município, apoiando a reconversão de unidades de alojamento local em arrendamento residencial de longa duração. Estabelecer pontes com a Misericórdia e com outras instituições e fomentar as cooperativas de habitação em regime de propriedade coletiva com direito de usufruto são outras propostas do PS.
Para acabar com “o lento declínio” da cidade do Porto, Tiago Barbosa Ribeiro defendeu ainda que o Porto quer mais mobilidade. “Precisamos de uma autarquia capaz de resolver estes e outros problemas ao nível da mobilidade, melhorando a vida diária dos portuenses e articulando estas decisões com as mobilidades suaves que corresponderão às deslocações do futuro”, afirmou o candidato socialista.
O Porto quer mais segurança e segundo Tiago Barbosa Ribeiro, “os erros que foram cometidos com o Aleixo levaram à expansão do tráfico de droga para várias zonas da cidade, como em várias zonas de Lordelo do Ouro, de Massarelos, mas também de Campanhã, de Ramalde e de outras zonas da cidade. Precisamos de políticas de saúde pública, precisamos de salas de consumo assistido que ajudem os toxicodependentes. E ainda bem que temos eleições autárquicas em Setembro porque a Câmara Municipal do Porto anunciou que vai inaugurar a sala de consumo assistido em Setembro. Se tivéssemos eleições autárquicas todos os meses, se calhar mais problemas se teriam resolvido na cidade até hoje”.
O Porto quer mais economia. De acordo com o candidato do PS, “a Câmara Municipal do Porto tem vindo a ser incapaz de envolver parceiros da Academia, de fomentar o empreendedorismo com verdadeiros polos tecnológicos com o melhor que se faz na Universidade do Porto e no Instituto Politécnico do Porto e hoje, por causa disso, temos um padrão de economia na cidade do Porto, absolutamente intensivo, assente sobretudo no turismo, com salários baixos e com vínculos laborais mais precários. A pandemia veio expor completamente as fragilidades deste modelo”.
O candidato socialista à Câmara Municipal do Porto defendeu ainda que o turismo é para o Partido Socialista um setor muito importante e muito relevante na cidade do Porto, que devemos valorizar e apoiar. “Nós queremos equilíbrio na cidade, até porque nenhum turista vem ao Porto para ver outro turista. Nós precisamos de qualificar a oferta turística do Porto e enquadrá-la”.
Tiago Barbosa Ribeiro propõe também antecipar as metas de neutralidade carbónica em dez anos e investimentos na mobilidade, na sustentabilidade energética e na eficiência ambiental, “que vão mudar a face da cidade e marcar encontro com o futuro”. Para o candidato socialista, o Porto precisa ainda “de mais qualidade de vida. Mais espaços verdes, mais parques infantis, mais circuitos de manutenção para os mais idosos e queremos uma cidade que corresponda às necessidades dos jovens casais que queremos atrair com o nosso programa de arrendamento acessível”.
Com Tiago Barbosa Ribeiro, o Porto terá “um programa municipal para reforçar a rede de creches e pré-escolar, envolvendo o Estado Central, envolvendo as IPSS e dando a todas as crianças do Porto uma vaga numa creche, financiada pelo município do Porto”.
Rosário Gambôa é a número 2 da candidatura do PS à Câmara Municipal do Porto
Tiago Barbosa Ribeiro anunciou Rosário Gambôa como a número 2 da candidatura do PS.
Rosário Gambôa, deputada do Partido Socialista, eleita pelo círculo eleitoral do Porto, foi presidente do Instituto Politécnico do Porto e diretora do Coliseu do Porto. Na Alfândega do Porto, destacou que a candidatura de Tiago Barbosa Ribeiro “é uma candidatura de ideias e propostas, uma candidatura pela positiva e responsável que honra a ética socialista”. A deputada afirmou que “as pessoas para o Tiago são a substância de uma cidade, o seu chão e a sua alma, são a força transformadora de uma cidade, são os atores da história da cidade do Porto e são aqueles que vão construindo a identidade do Porto continuamente”.
Augusto Santos Silva: “Todo o Partido Socialista está com a candidatura do Tiago Barbosa Ribeiro”
Augusto Santos Silva, ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros deixou claro que “todo o Partido Socialista está com a candidatura de Tiago Barbosa Ribeiro à Câmara Municipal do Porto”.
Para Augusto Santos Silva, o Porto precisa do regresso do PS aos destinos da Câmara Municipal, defendendo que é preciso trabalhar menos para as televisões, para a agenda mediática do dia-a-dia e para o protagonismo pessoal, sendo necessário “trabalhar mais para as pessoas, trabalhar mais com a cidade e para a cidade”. O número 2 do Governo do PS afirmou ainda que “a modorra e sonolência em que a autarquia portuense caiu tem que ser sacudida”.
José António Barros: “A primeira vez que aceitei ser mandatário de uma candidatura”
“É pelo Tiago que estou aqui, se não, não estaria, com certeza”, disse o mandatário da candidatura do PS, José António Barros. Destacada personalidade do Porto, referência histórica do associativismo empresarial, ex-Presidente da AEP, fundador da Associação Amigos do Coliseu e Presidente do Conselho Fiscal da Mota-Engil, José António Barros elencou as prioridades políticas de Tiago Barbosa Ribeiro como a habitação acessível para as classes médias, melhoria da mobilidade urbana e a inclusão de novas formas de mobilidade, a inovação, a transferência de conhecimento e melhor emprego, o apoio social, a criação de uma rede de creches e ATL’s e mais qualidade de vida com espaços verdes de fruição e manutenção. “O Porto merece tudo isto, o Porto vai ter tudo isto se o Tiago for eleito. É a minha firme convicção”, disse o mandatário do PS.
Alberto Martins: “O Tiago Barbosa Ribeiro tem as qualidades de inteligência, integridade e visão estratégica para garantir uma nova ambição para o Porto”
O candidato do Partido Socialista à presidência da Assembleia Municipal do Porto, Alberto Martins, que foi presidente da Associação Académica de Coimbra em 1969 durante a luta estudantil contra a ditadura, tendo sido ainda deputado, líder do Grupo Parlamentar do PS e antigo ministro socialista, revelou que “duas razões indissociáveis” fizeram com que respondesse favoravelmente ao convite de Tiago Barbosa Ribeiro para ser o cabeça de lista do PS à Assembleia Municipal, “a primeira é que não se recusa uma chamada às trincheiras, em tempos difíceis, quando a nossa gente está em luta e precisa de nós; a segunda é acreditar firmemente que o Tiago Barbosa Ribeiro tem as qualidades de inteligência, integridade e visão estratégica para garantir uma nova ambição para o Porto.”
“O Porto precisa de uma mudança. O Porto precisa de Tiago Barbosa Ribeiro”
Na Alfândega do Porto, Manuel Pizarro afiançou que “está aqui o PS inteiro e mais do que o PS, por três razões: pelo nosso amor à cidade, porque queremos uma alternativa para a governação da cidade e porque acreditamos todos que o Tiago Barbosa Ribeiro tem as qualidades pessoais e políticas para protagonizar essa alternativa em nome do Partido Socialista.” Para o eurodeputado e presidente da Federação Distrital do Porto do PS, “o Porto precisa de uma mudança e o Porto precisa do Tiago Barbosa Ribeiro como presidente da Câmara”, já que “é o homem capaz de agregar as vontades portuenses para vencer as eleições”.