home

TGV: Assinado contrato do troço Poceirão- Caia

TGV: Assinado contrato do troço Poceirão- Caia

O troço Poceirão-Caia, que fará parte da futura linha de alta velocidade Lisboa-Madrid, foi assinado hoje.

 O ministro das Obras Públicas, António Mendonça, justificou hoje com “as dificuldades económicas e financeiras actuais” o adiamento da construção da terceira travessia do Tejo e do novo aeroporto internacional de Lisboa.
António Mendonça asseverou que, apesar do adiamento da construção da terceira travessia do Tejo, que vai assegurar a ligação em linha de alta velocidade entre Lisboa e Poceirão, “não está em causa a ligação [em alta velocidade] entre Lisboa e Madrid” em 2013.
António Mendonça, que intervinha na cerimónia de assinatura do contrato do troço de alta velocidade Poceirão-Caia, argumentou ainda que a terceira travessia do Tejo “é uma Parceria Público Privada mais dependente das condições de mercado para o seu financiamento”, o que constitui uma “diferença significativa” face ao troço hoje contratado.
Quanto ao novo aeroporto internacional de Lisboa, António Mendonça lembrou que “nada estava decidido relativamente ao modelo de construção” e que o Governo pretende “garantir” que a sua decisão “não seja em função de condições conjunturais”.
“Neste sentido, resolvemos protelar a decisão relativamente ao modelo de construção do novo aeroporto, esperando para ver como é que a situação económica e financeira vai decorrer”, afirmou o ministro.
Durante a cerimónia, na qual esteve presente o anterior ministro da pasta, Mário Lino, António Mendonça destacou que o avançar com a construção do troço Poceirão-Caia não é “um capricho”.
É “uma necessidade, para que o país possa reforçar as suas ligações internacionais e ter impactos muito significativos”, em “termos económicos gerais” e na “qualificação do seu tecido empresarial”, frisou.
O contrato do troço de alta velocidade Poceirão-Caia é o primeiro contrato do projeto português de alta velocidade ferroviária e fará parte da futura linha de alta velocidade Lisboa-Madrid.
O ministro das Obras Públicas, António Mendonça afirmou, na cerimónia de assinatura do contrato do troço de alta velocidade Poceirão-Caia, que a terceira travessia do Tejo vai merecer uma “reponderação”.
Em relação à terceira travessia do Tejo, o ministro fala em “reponderação”, mas ressalva que essa avaliação não põe em causa a ligação Lisboa/Madrid.
“Vai haver uma reapreciação de projetos que ainda não tinham sido objeto de compromisso”, afirmou o ministro das Obras Públicas.
Deverão ser estudadas “ligações transitórias” para se cumprir a ligação entre Lisboa e o Poceirão.
Em relação às novas estruturas aeroportuárias, o ministro referiu que “a necessidade de um novo aeroporto é vital” e que “nada estava decidido relativamente ao modelo de construção”.