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Terceira Loja de Cidadão em Lisboa aumenta oferta de serviço público

Terceira Loja de Cidadão em Lisboa aumenta oferta de serviço público

Abriu ontem ao público a terceira Loja de Cidadão na cidade de Lisboa, localizada no Mercado 31 de janeiro, no Saldanha, oferecendo um novo espaço de centralidade para o reforço da prestação de serviços públicos.
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São novidades, neste novo espaço, a distribuição antecipada de senhas, bem como a existência de uma equipa de mediadores da Câmara Municipal de Lisboa, que prestará auxílio no encaminhamento dos cidadãos para as entidades ou serviços que pretendem.

A Loja do Saldanha, que é inaugurada quando se cumprem 20 anos da abertura da primeira Loja de Cidadão no país, também em Lisboa, nas Laranjeiras, disponibiliza balcões da Autoridade Tributária, Instituto da Segurança Social, Instituto de Registos e Notariado, Instituto da Mobilidade e dos Transportes, Espaço Cidadão, Iniciativa Lisboa, Gebalis, Carris e EMEL, reunindo serviços como o pedido ou renovação do cartão de cidadão e do passaporte, a revalidação/alteração da carta de condução, a obtenção de registo criminal, a entrega de documentos de despesas para a ADSE ou a requisição do cartão Lisboa VIVA.

Mais 20 Lojas de Cidadão desde 2015

As Lojas de Cidadão são um modelo integrado de prestação de serviços presenciais que, além de proporcionarem conforto e comodidade aos cidadãos, permitem tratar de vários assuntos num mesmo espaço, com ganhos de tempo e de custos de deslocação, partilhando também recursos, infraestruturas e plataformas, potenciando a eficiência e redução de custos do Estado.

Atualmente, existem 56 Lojas de Cidadão no país, tendo 20 sido abertas desde 2015, das quais três em 2019, contando já com esta nova infraestrutura no Saldanha.

A empreitada de adaptação do edifício teve como responsáveis a Agência para a Modernização Administrativa e o município de Lisboa, com um um investimento de 2,2 milhões de euros.

A Loja do Saldanha terá 154 funcionários e dezenas de serviços, não só da administração central, como também local, estimando-se que possa atender, anualmente, mais de 700 mil cidadãos.