home

“Tempo e memória” em debate com José Manuel Castanheira e Ana Vidigal

“Tempo e memória” em debate com José Manuel Castanheira e Ana Vidigal

O Partido Socialista promove no próximo dia 4 de fevereiro, às 21h00, mais uma sessão da iniciativa ‘Diálogo Entre Gerações’ que irá debater o tema “Tempo e Memória” com a pintora Ana Vidigal e o cenógrafo José Manuel Castanheira.
“Tempo e memória” em debate com José Manuel Castanheira e Ana Vidigal

A conversa será moderada por Guilherme W. Oliveira Martins, ex-secretário de Estado das Infraestruturas e poderá ser acompanhada através do Facebook do Partido Socialista.

Ana Vidigal vive e trabalha em Lisboa. A artista recorre à pintura, colagem e instalação como processos de descontextualização e reconfiguração de imagens retiradas de diversas fontes, explorando os valores sociais e políticos e até as memórias veiculadas.

Concluiu o Curso de Pintura da Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa, foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian e pintora residente do Museu de Arte Contemporânea — Fortaleza de São Tiago, Funchal.

As suas obras podem ser vistas em várias coleções públicas e privadas no país e no estrangeiro, mas o seu trabalho mais visível deverá ser a execução de painéis de azulejos para as estações de metro de Alvalade e de Alfornelos, em Lisboa. Tem neste momento uma exposição patente no Centro de Artes de Águeda, The Girl Who Lost Things.

José Manuel Castanheira, natural de Castelo Branco, é doutorado em Cenografia e Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, onde é professor desde 1982. Tem desenvolvido uma intensa atividade no teatro, contando com mais de 300 cenografias realizadas em 15 países.

Exposições antológicas da sua obra foram apresentadas na Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa), Centre Georges Pompidou (Paris), Festival Internacional de Almada, Museu Ibero Americano Arte Contemporânea (Badajoz), CAE (Figueira da Foz). Em 2002 fez a cenografia para o filme Vai e Vem de João César Monteiro. É também autor de livros.

José Manuel Castanheira tem um vasto percurso internacional, onde se destaca, por exemplo, a integração no júri de doutoramentos da Universidade Sorbonne Nouvelle/Paris. Dirigiu estágios e seminários em Universidades em vários países. Foi eleito membro da Real Academia de Belas Artes de Espanha e da Academia de Artes Cénicas de Espanha. É o coordenador para a Europa do projeto TELA-Teatros da América Latina (OISTAT-UNESCO).

Guilherme W. Oliveira Martins é professor na Faculdade de Direito de Lisboa, com doutoramento em Finanças Públicas, advogado e foi secretário de Estado das Infraestruturas na última legislatura.

A iniciativa ‘Diálogo Entre Gerações’ tem como objetivo apresentar perspetivas de gerações diferentes sobre um tema. Esta iniciativa teve o seu início em abril deste ano, no âmbito do 47º aniversário do Partido Socialista, e foi retomada em janeiro com um debate entre Catarina Vaz Pinto e Tiago Guedes.