home

Temos uma grande convergência com o manifesto através da ideia de uma solução europeia para …

Temos uma grande convergência com o manifesto através da ideia de uma solução europeia para …

O líder da bancada socialista, Alberto Martins, afirma que “É necessário haver uma política credível para acabar com o empobrecimento e a questão da dívida é essencial”. Alberto Martins vê pontos de convergência entre as posições socialistas e o teor do manifesto subscrito por 74 personalidades portuguesas dos mais diversos quadrantes políticos, num amplo consenso, e que foi entretanto replicado numa versão em inglês, subscrita por economistas de todo o mundo.

“Temos uma grande convergência com o manifesto através da ideia de uma solução europeia para a dívida e a colocação do crescimento económico no centro das políticas”, afirmou.

“Há aqui um grande consenso, só o Governo se tem posto de fora”, acrescentou, lembrando que a renegociação da dívida em termos de metas e prazos já foi proposta no congresso do partido, há cerca de um ano.

Alberto Martins sublinha que o PS defende a renegociação mas não o perdão da dívida. Questionado sobre se esta posição assumida pelo maior partido da oposição poderá influenciar negativamente a percepção dos mercados, Alberto Martins rejeita a ideia. “Sendo a discussão no quadro europeu, não há risco. O risco é a Europa continuar a cavar a divisão entre ricos e pobres. Se há sentido para a União Europeia é ser projecto de solidariedade”, justificou, rejeitando qualquer incompatibilidade com o apoio dado ao Tratado Orçamental.

Nos últimos dias, foi aberta uma petição para discutir o documento na Assembleia da República, que já recolheu mais de 26 mil assinaturas.