home

Teixeira dos Santos: “O Governo não é irresponsável e vai procurar todos os meios para …

Teixeira dos Santos: “O Governo não é irresponsável e vai procurar todos os meios para …

Teixeira dos Santos disse hoje que os impactos que levaram a um défice de 2010 de 8,6 por cento se esgotam em 2010.

 

Ver vídeo…

Em conferência de imprensa, Teixeira dos Santos garantiu que “estes impactos da alteração metodológica fizeram-se sentir em 2010 e esgotam-se em 2010”.
Teixeira dos Santos justificou a revisão em alta do défice para os 8,6 por cento com as mudanças metodológicas e garantiu que não estão em causa os objetivos de redução do défice para 2011.
Teixeira dos Santos disse ainda, “a execução orçamental de 2010, de acordo com as regras que estavam definidas anteriormente, e cifrou-se em 6,8 por cento do produto interno bruto (PIB), um resultado que cumpriu as expetativas e decorreu de forma mais favorável do que prevíamos”.
Teixeira dos Santos reconheceu que as alterações metodológicas, que afetam os resultados de 2010 tiveram a ver com a inclusão de três empresas de transportes e com a intervenção do Estado no sistema financeiro, nomeadamente nos casos do BPN e BPP.
Teixeira dos Santos adiantou que “o Governo não está em condições para solicitar ajuda externa” e nem tem poderes para o fazer.
“O Governo não tem legitimidade para negociar seja o que for”, disse Teixeira dos Santos, que falava em conferência de imprensa.
Teixeira dos Santos disse que Portugal “está agora bem pior do que há uma semana”, responsabilizado, pela situação, a oposição, por não ter aprovado o PEC e disse que é preciso enfrentar “com grande estoicismo” as dificuldades.
“O Governo não é irresponsável”, disse o ministro, frisando que o Governo “vai procurar todos os meios para garantir o financiamento do país”.