Salientando que “a TAP é um ativo muito importante para o país”, o presidente do Grupo Parlamentar do PS assinalou, em declarações à comunicação social, que o Governo está a fazer tudo para que a TAP continue a ser esse ativo estratégico, entrando “não só noutras rotas”, como suportando “de forma eficiente as rotas onde hoje já se distingue”.
“A TAP tem um plano de reestruturação em vigor que está a ser muito bem executado, com bons resultados”, sublinhou o líder parlamentar do PS, recordando que a companhia aérea “foi privatizada entre dois governos por um Governo [de direita] que ia cair em 2015”.
Para Eurico Brilhante Dias, “o tom das críticas da oposição neste caso não é diferente de outros casos”, já que, “a cada iniciativa do Governo, faz o mesmo tipo de críticas, quer se fale da TAP, quer se fale de habitação ou de qualquer outro tema”.
“Neste momento temos posições muito pouco orientadas à construção de soluções”, lamentou o líder parlamentar do PS, que notou que a oposição está a “perder alguma da sua capacidade construtiva”.
Neste ponto, Eurico Brilhante Dias garantiu que não é o facto de os deputados do PS poderem “tomar decisões muitas vezes sozinhos, só com a força do Grupo Parlamentar”, que querem “ficar fechados nessa maioria”. “Temos procurado sempre construir pontes”, vincou.
“O Partido Socialista, pela sua natureza, não tem muito perfil de rolo-compressor. Somos um partido radicalmente democrata”, respondeu o presidente da bancada socialista aos críticos.
Eleições na bancada do PS
Eurico Brilhante Dias adiantou em seguida que o Grupo Parlamentar do PS terá amanhã um “processo eleitoral de pequena recomposição de equipas”, com novos deputados a juntar-se à direção da bancada, mantendo sempre a paridade: Ricardo Pinheiro, Luís Soares e Rui Lage.
Para além da vice-presidência da bancada, o deputado Luís Soares será também presidente do conselho de administração do Grupo Parlamentar.
“Teremos uma pequena recomposição na Comissão de Ambiente e na Comissão de Educação, com a chegada à coordenação e à vice coordenação do deputado Nelson Brito e da deputada Lúcia Silva”, acrescentou.
Eurico Brilhante Dias anunciou ainda que o Grupo Parlamentar do PS está a preparar a sua programação para a celebração dos 50 anos do 25 de Abril: “Vamos avançar com um programa próprio, mas enquadrado naquilo que fará quer o Partido Socialista, quer a própria Assembleia da República”.