Subida do rating pela DBRS é “excelente notícia” para o país
A posição do líder do Governo surge depois da agência de notação canadiana ter anunciado, na última sexta-feira, a melhoria da avaliação da dívida portuguesa, subindo a classificação do país.
“A DBRS subiu o ‘rating’ de Portugal para BBB com perspetiva estável. Uma excelente notícia que nos estimula ainda mais para continuarmos a trabalhar”, destacou António Costa.
Segundo a agência de notação, a revisão em alta reflete o entendimento de que a sustentabilidade da dívida portuguesa melhorou, apoiada numa consolidação das finanças públicas “mais duradoura”.
A DBRS refere ainda que, depois de estabilizar em torno dos 130% entre 2014 e 2016, a dívida pública em percentagem do PIB caiu para 125,7% e “projeta-se que continue a cair”.
Também o ministro das Finanças, Mário Centeno, em Washington, à margem dos Encontros da Primavera do Fundo Monetário Internacional, reagiu com satisfação a esta revisão positiva, considerando traduzir “mais um reconhecimento da solidez da recuperação financeira e económica de Portugal”.
No mesmo sentido, o secretário de Estado das Finanças, Ricardo Mourinho Félix, sublinhou que este resultado “é o reafirmar da confiança na trajetória seguida, com a qual o Governo se comprometeu desde o início do mandato e que tem vindo a cumprir”.
Para o governante, que falava em Washington, à margem dos Encontros de Primavera do FMI, “o que resulta desta melhoria é a confirmação de que a agência encontra motivos para considerar que a situação de Portugal está a melhorar”, e isso, acrescentou, “é reconhecido pelas instituições internacionais e pelos investidores”.