Na sua intervenção, Sónia Sanfona destacou a honra e responsabilidade de assumir a liderança da organização, sublinhando que este é “um momento de compromisso com as comunidades, com o serviço público e com a missão que nos une, que é construir territórios mais fortes, mais justos e mais preparados para o futuro”.
Reafirmou ainda o compromisso com os valores do Partido Socialista — liberdade, justiça social e desenvolvimento sustentável.
Enaltecendo o papel dos autarcas como “primeiro e mais próximo rosto da democracia”, a nova presidente da ANA-PS lançou críticas à distância entre o atual Governo de direita e a realidade das pessoas.
“É a política dos números em vez das políticas para as pessoas”, deplorou.
E definiu quatro prioridades para o mandato: reforço da colaboração entre autarquias no seio do PS; mais formação para autarcas; protagonismo na transição climática e digital; e “um poder local mais próximo, transparente e participativo”.
A dirigente expressou ainda o desejo de uma ANA/PS mais ativa e visível, promovendo fóruns e parcerias que alimentem o debate e a construção de soluções para os problemas que afetam as pessoas:
“Gostava que a ANA/PS fosse uma estrutura aberta, com maior visibilidade e mais presente no território, mantendo-se atenta e conhecedora das expetativas daqueles que representamos”, antecipou.
Com uma equipa renovada, “diversa e de todos os pontos do país, mas com o mesmo espírito, vontade e determinação”, Sónia Sanfona deixou uma promessa que resume bem o ânimo com que inicia o mandato.
“Vamos continuar a fazer diferente e a fazer melhor” em todo o território.
A nova direção da ANA-PS, presidida por Sónia Sanfona, terá como vice-presidente o autarca de Ourique, Marcelo Guerreiro, como primeiro e segundo secretários, respetivamente, a presidente da Assembleia Municipal de Vila Franca de Xira, Sandra Marcelino, e o autarca de Olhão, Ricardo Calé, e com Ivan Gonçalves, vereador na Câmara de Almada, a assumir o cargo de Tesoureiro.
Foram ainda eleitos os órgãos da Assembleia Geral, que será presidida pelo autarca de Fafe, Antero Fernandes, e do Conselho Fiscal, presidido por Nuno Gaudêncio, vereador no município de Odivelas.
