Somos o partido que mais ama a Europa e um exemplo na Europa
Estas posições foram transmitidas por António Costa na sessão de encerramento da Convenção Europeia do PS, em Vila Nova de Gaia, antes de apresentar o seu ministro Pedro Marques como cabeça de lista do partido às eleições europeias.
“O PS é mesmo partido que melhor defende a Europa, porque é quem mais ama a Europa – e não há amor como o primeiro. A Europa foi o nosso primeiro amor e nunca duvidámos dele”, declarou o líder socialista.
Segundo António Costa, mesmo nas horas mais difíceis da ‘Troika’, entre 2011 e 2014, “nunca ninguém no PS duvidou que era na Europa que o país devia estar, mas, da mesma forma, nesses duros anos, também nunca ninguém duvidou que o papel do partido era o de lutar para mudar a política da Europa”.
“Só o PS tem condições de expressar, de unir, de estabelecer pontes entre diferentes correntes europeias”, antes de colocar os socialistas portugueses no mesmo lado político do presidente francês, Emmanuel Macron, e do primeiro-ministro grego, Aléxis Tsipras.
“Sim, a nossa visão da Europa é a visão de Tsipras, é a visão de Macron, é a visão de todos aqueles que querem construir uma frente progressista na Europa”, declarou.