home

“Somos o país que está em primeiro lugar no ranking internacional na disponibilização de …

“Somos o país que está em primeiro lugar no ranking internacional na disponibilização de …

Pedro Silva Pereira, considerou hoje que as experiências de Portugal em matéria de governação electrónica, inclusão digital e massificação das tecnologias de informação são reconhecidas como “boas práticas” a nível mundial.

“Nós hoje somos o país que está em primeiro lugar no ranking internacional na disponibilização de serviços públicos electrónicos. Foi uma das conquistas do plano tecnológico e do programa Simplex, que se aliaram para conseguir este resultado. Portugal progrediu e tem hoje experiências que são reconhecidas como boas práticas a nível europeu, das Nações Unidas e também do espaço ibero-americano”, disse à margem de uma reunião em Lisboa de países ibero-americanos.
A reunião com governantes de Espanha, Portugal e de países da América Latina, dedicada ao tema “Educação para a cidadania e inclusão digital, é mais uma oportunidade para o país “valorizar a imagem de um Portugal moderno”. “É uma experiência que estamos a partilhar com os nossos parceiros ibero-americanos e está também associada a iniciativas de inclusão digital, isto é, de educação e de promoção da utilização das tecnologias de informação. Portugal tem aí também uma experiência muito rica, com os programas ´e-escolas´ e ´e-escolinhas´, que fizeram chegar os computadores aos mais jovens, massificando a utilização dessas tecnologias, mas que se estendeu também ao programa novas oportunidades, que tem também uma valência de acesso às tecnologias de informação, a iniciativas com autarquias locais e juntas de freguesia”, notou. Evoluções que “fizeram com que Portugal seja hoje um país em que 80 por cento dos cidadãos entregam as suas declarações de IRS pela Internet”. “Isto significa que demos passos muito significativos neste últimos anos e esta é uma experiência que vamos partilhar”, observou.
Os participantes na XIII Reunião da Rede Ibero Americana de ministros da Presidência e Equivalentes centram hoje os debates em temas como a “Participação dos Cidadãos na Era do Governo Electrónico: Educação para a Cidadania e Inclusão Digital” ou a “Simplificação Administrativa e Governo Electrónico: a Experiência Portuguesa”.