home

Sócrates satisfeito com escolhas para cargos europeus

Sócrates satisfeito com escolhas para cargos europeus

José Sócrates saudou hoje a escolha das personalidades que vão ocupar os novos cargos criados com o Tratado de Lisboa, considerando que o nome do primeiro-ministro belga, Herman Van Rompuy,  e da actual Comissária Europeia do Comércio, a britânica Catherine Ashton, estão “à altura” das novas tarefas.

O primeiro-ministro falava após uma cimeira informal dos chefes de Estado e de Governo da União Europeia, em Bruxelas, em que os 27 designaram Van Rompuy e Ashton, respectivamente, presidente do Conselho Europeu e alta representante para a Política Externa, cargos criados com o Tratado de Lisboa, que entrará em vigor a 01 de Dezembro.
José Sócrates frisou ainda “empenhamento demonstrado pelas principais famílias políticas europeias” neste acordo. E salientou o facto de “em apenas uma hora e meia” ter sido dado o último passo que faltava para a implementação do Tratado de Lisboa
“Vejo a escolha do primeiro-ministro belga como uma escolha europeia e à altura das tarefas que tem que desempenhar com a entrada em vigor do Tratado de Lisboa”, disse José Sócrates, adiantando ainda que a escolha de Catherine Ashton se deve ao facto de se tratar de “uma das personalidades do mundo político inglês mais comprometida com o projecto europeu”.
Segundo Sócrates, a rápida reunião de hoje foi “um momento de grande unidade e que reflecte bem um espírito de optimismo” quando a Europa se prepara para um novo ciclo, com a entrada em vigor do Tratado de Lisboa.