home

Socialistas querem propostas concretas e avanço conjunto do projeto europeu

Socialistas querem propostas concretas e avanço conjunto do projeto europeu

Os deputados do Partido Socialista no Parlamento Europeu defenderam ontem que o futuro da Europa deve passar pelo reforço de um avanço conjunto e por propostas concretas para melhorar a vida dos cidadãos, deixando também uma crítica à posição hesitante da Comissão Europeia quanto ao caminho a seguir.
Socialistas querem propostas concretas e avanço conjunto do projeto europeu

No Livro Branco sobre o futuro da Europa, documento ontem apresentado por Jean-Claude Juncker e que servirá de contributo para os líderes europeus durante a cimeira de Roma, no próximo dia 25 de março, a Comissão Europeia avançou com cinco cenários possíveis – “continuar a agenda atual”, “apostar apenas no Mercado Único”, “fazer menos mas de forma mais eficiente”, “fazer mais quem quiser mais” e “fazer muito mais em conjunto” –, remetendo para os Estados-membros a responsabilidade pelas escolhas sobre o futuro da Europa. 

No debate que teve lugar sobre o documento, os socialistas portugueses deixaram claro que só um caminho poderá assegurar o sucesso do futuro do projeto europeu, e que “devia ter sido esse o caminho proposto pela Comissão Europeia: fazer muito mais em conjunto”.

A delegação socialista reafirma ainda que, no processo de discussão que agora se inicia, não hesitará em “lutar de forma determinada por um avanço conjunto do projeto europeu, incluindo a conclusão da União Económica e Monetária, a promoção da Segurança e da Defesa comum, o reforço dos recursos próprios (Orçamento da União) e o desenvolvimento do Pilar Social”.

“A Europa debate-se com grandes problemas no imediato, e não é tempo para se discutir se queremos mais ou menos Europa. Os cidadãos anseiam por melhores soluções europeias e era nisso que devíamos centrar todos os nossos esforços: propostas concretas para melhorar a vida das pessoas”, concluem os eurodeputados do PS.