home

Socialistas querem Plano Juncker ao serviço da criação de emprego

Socialistas querem Plano Juncker ao serviço da criação de emprego

O Parlamento Europeu (PE) aprovou esta quarta-feira o Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos (FEIE), que pretende mobilizar 315 mil milhões de euros de investimento público e privado nos próximos três anos. O novo instrumento visa mobilizar financiamentos adicionais para o investimento, que caiu cerca de 15% na UE desde 2007 devido à crise económica e financeira.
Socialistas querem Plano Juncker ao serviço da criação de emprego

Maria João Rodrigues, que interveio no debate em plenário, reconhece a importância do novo regulamento, mas considera que “o FEIE não chega para superar o atual défice de investimento na Europa”, salvaguardando que “o grupo socialista conseguiu que o Fundo tenha como objetivo expresso a promoção da coesão económica e social”. A deputada sublinhou também que “os socialistas garantiram que possa ser consagrada a possibilidade para que países como Portugal contribuam financeiramente para as plataformas de investimento sem agravarem o défice público”.

Para a eurodeputada socialista, porta-voz do grupo S&D na comissão do Emprego e Assuntos Sociais do PE, “o que está em jogo é saber se este Fundo vai funcionar como um motor de convergência social e económica na Europa e dar oportunidade aos países que estão em mais dificuldades ou, se pelo contrário, vai reforçar a polarização que hoje existe na Europa entre economias muito competitivas e outras que estão a ficar para trás”.

O “Plano Juncker”, como ficou conhecido, um dos primeiros compromissos assumidos pelo presidente da Comissão Europeia para estimular o emprego e o crescimento na Europa, conta com a participação do Banco Europeu de Investimento e espera mobilizar o sector privado em várias frentes, levando-o a investir em projetos “de maior risco” que de outra forma não encontrariam apoio.