home

Socialistas franceses querem vencer eleições presidenciais

Socialistas franceses querem vencer eleições presidenciais

francois_hollande_400x300.jpgCom a crise europeia e o estado frágil da economia francesa, o líder da oposição ao governo de Sarkozy, François Hollande, proferiu um discurso perante 20 mil pessoas em Le Bourget, a norte de Paris, que poderá ser mais um passo para se tornar no homem que trará de volta o socialismo ao leme dos destinos da França.

Ao revelar os seus planos para o país, Hollande assumiu que o seu verdadeiro adversário não é Nicolas Sarkozy, mas sim o mundo das finanças.

“Tenho consciência da minha tarefa: representar a mudança, fazer a esquerda ganhar e trazer de volta a confiança a França”, anunciou o candidato socialista no seu primeiro grande discurso de campanha, que foi centrado no “sonho francês”.

Este discurso foi muito bem acolhido pela comunicação social e comentadores políticos, que assumiram a capacidade de François Hollande para representar a esquerda.

Hollande deu a conhecer uma lista detalhada de propostas, entre as quais se destacaram a re-industrialização de França com a criação de um banco de investimento para a indústria, um novo pacto europeu para enfrentar a crise, equilíbrio das contas públicas, mais impostos para os ricos e menos complacência com os bancos. Com a realidade de uma França endividada, foi questionado sobre de onde virá o dinheiro: reforma aos 60 anos para os franceses que contribuíram durante 41 anos. O candidato socialista também quer congelar os arrendamentos em certas regiões e dar direito ao voto nas eleições locais aos estrangeiros que vivem em França.

“A França deve encontrar a ambição de mudar o rumo da Europa” foi uma das frases encorajadoras no seu discurso.

(Ler discurso)