Socialistas europeus querem roteiro ambicioso para UE
Durante a sua intervenção na sessão plenária do Parlamento Europeu, a vice-presidente dos Socialistas e Democratas (S&D) reafirmou ainda a defesa de uma estratégia de “abertura e cooperação, com compromissos sustentáveis para a economia global”.
O Parlamento Europeu preconiza que a cimeira de Roma, prevista para o próximo dia 25 de março, assim como o Livro Branco da Comissão Europeia sobre o futuro da Europa sejam aproveitados como uma oportunidade para a definição de prioridades.
“A União Europeia está confrontada com desafios que resultam do efeito combinado de Putin, Trump e da emergência de nacionalismos no seu seio. Este é o momento de a União Europeia se afirmar como uma potência política e económica e de traduzir essa força através de melhores soluções europeias. Melhores soluções europeias em prol do crescimento, com uma melhor estratégia de investimento, com um pilar social forte e com capacidade orçamental”, prosseguiu Maria João Rodrigues.
Nas palavras da eurodeputada, esta é a “melhor maneira de afirmar as soberanias nacionais através da soberania europeia e de fazer com que os europeus sintam que podem reganhar controlo sobre as suas vidas”.
Maria João Rodrigues apelou ainda a “melhores soluções” para lidar com os problemas de segurança, avançando com uma política de defesa europeia, complementada por medidas adequadas de migração e asilo.