home

Socialistas Europeus exigem regulação e transparência para agências de notação

PES LogoComo consequência das acções das Agências de Rating, o Partido Socialista Europeu adoptou uma declaração intitulada “Domesticar as Agências”, respondendo à agitação recente nos mercados financeiros europeus causada pela baixa de notação dos títulos das dívidas soberanas e crescentes dúvidas sobre conflitos de interesses.

Informações recentes vindas a público demonstram que não só as diferentes agências partilham os mesmos accionistas, como entre estes se incluem Bancos de Investimento que lucram com as baixas de notação. Acresce o facto de as Agências de Rating estarem financeiramente dependentes de algumas organizações que têm como função supervisionar.

A posição do Partido Socialista Europeu vai no sentido de exigir uma maior transparência e escrutínio, bem como a criação de uma Agência Europeia Independente de Rating. O Presidente do PES, Paul Rasmussen, declarou que “os Estados-membros da UE não podem continuar reféns de companhias privadas”, propondo devolver esta responsabilidade ao escrutínio democrático.

É esperado que a Comissão Europeia apresente propostas sobre as agências de rating no próximo mês de Novembro. O Partido Socialista Europeu tem agendadas novas discussões com EFFR (Movimento dos “Europeus por Uma Reforma Financeira”) no sentido de decidir outras acções a tomar.