home

Socialistas europeus devem bater-se por ultrapassar a austeridade imposta

Socialistas europeus devem bater-se por ultrapassar a austeridade imposta

António José Seguro apelou hoje aos socialistas franceses para que se juntem num “impulso coletivo” contra as medidas de austeridade neoliberais, advertindo que o futuro da Europa é um teste à utilidade do projeto socialista.

O secretário-geral do PS, numa mensagem enviada ao congresso do Partido Socialista Francês, que hoje decorre em Toulouse, defendeu que os europeus, em particular os franceses e portugueses, estão a viver “tempos muito difíceis, de grande apreensão e incerteza”.

Teceu, depois, várias críticas à corrente política que atualmente é maioritária nas instituições europeias: “A receita neoliberal de austeridade não é solução. O meu país conhece demasiado bem esta receita e os resultados são bem visíveis: pesados sacrifícios pesam sobre as pessoas, a destruição da classe média, mais desigualdades, mais dívida, o maior número de desempregados de sempre, a economia em queda e um país cada vez mais pobre”.

Para António José Seguro, o caminho da austeridade “é um erro”, porque “agrava a crise social e económica ao mesmo tempo que mina os alicerces da democracia”.

“É aqui que nós, socialistas, devemos ser fortes e unidos. Fortes na defesa dos nossos valores e unidos na afirmação de um outro caminho para a Europa. O futuro da Europa é um teste à utilidade do projeto socialista”, avisa. Acrescenta que os socialistas europeus devem bater-se por “ultrapassar a austeridade imposta”.

“Devemos absolutamente retomar a dianteira e acreditar. Nada está escrito por antecipação. Precisamos de um verdadeiro impulso coletivo. Escrevamos esta página de forma diferente, com as pessoas e para as pessoas. Há outro caminho”, sustentou.

No congresso do PSF, que termina no próximo domingo, estão presentes a presidente do PS, Maria de Belém, e o secretário nacional do PS para as Relações Internacionais, João Ribeiro.