home

Social democratic solutions to the economic crisis

Social democratic solutions to the economic crisis

“As soluções do socialismo democrático para a crise económica” é o tema em debate na Conferência Internacional que se realiza nos próximos dias 9 e 10 de Julho.

 

pdf veja o programa.pdf

Conferência Internacional
Museu do Bombeiro, Lisboa, 9 e 10 de Julho de 2010

As economias mundiais, europeias e a Portuguesa atravessam um período de grande turbulência. A Europa e o Mundo passaram pela mais grave crise económica registadas desde a Grande Depressão. A nível global, foram perdidos muitos empregos, registaram-se taxas de crescimento económico negativas e os mercados financeiros passaram por momentos de grande incerteza.
Nos vários países, tiveram de ser tomadas medidas de apoio aos cidadãos, de forma a minorar os impactos da crise económica.
Contudo, vários países europeus enfrentam actualmente uma subida de défices e dívidas públicas, pelo que tomaram também medidas correctivas. Enquanto alguns governos exigem um regresso ao limite de 3%, outros, como o Director-Geral do FMI, defendem uma via de continuidade das medidas de apoio ao crescimento económico. No meio de todo este cenário, os mercados financeiros apresentam-se voláteis e a regulação dos mercados financeiros carece de concretização.
Estas questões constituem um desafio para os partidos socialistas, particularmente quanto à forma de fortalecer a economia, promover a prosperidade, igualdade e equidade e construir uma sociadade mais justa e inclusiva para todos. Constituem igualmente desafios fundamentais neste domínio a garantia de que os mercados financeiros trabalham em função e como suporte da economia real. Cabe aos partidos socialistas devolver a esperança às pessoas.