home

Soares e Sampaio recebem Grande Colar da Ordem de Timor-Leste

Soares e Sampaio recebem Grande Colar da Ordem de Timor-Leste

Os antigos presidentes portugueses Mário Soares e Jorge Sampaio foram agraciados com o Grande Colar da “Ordem de Timor-Leste”, como “profundo reconhecimento” pela “solidariedade e apoio ativo” na luta pela independência.

A condecoração foi feita, em Lisboa, pelo Presidente timorense, Taur Matan Ruak, que na ocasião manifestou “o profundo reconhecimento pelo humanismo, as inúmeras expressões de solidariedade e o apoio ativo com que, ao longo dos anos, alimentaram a luta pela liberdade, autodeterminação e independência de Timor-Leste”.

“Ambos fizeram contribuições fundamentais para a existência de Timor-Leste livre e para a amizade fraternal entre timorenses e portugueses”, destacou o chefe de Estado timorense, depois de entregar as insígnias a Jorge Sampaio e a João Soares, que representou o seu pai, Mário Soares.

Taur Matan Ruak sublinhou o papel dos portugueses para a causa da independência timorense, referindo-se também à eleição de António Guterres como secretário-geral das Nações Unidas, que, disse, viu “com muita satisfação”.

Jorge Sampaio destacou o “relacionamento especial, particular, que une os dois países, correspondido pela sólida amizade e grande afeto que ligam portugueses e timorenses”.
Afirmou de seguida que, durante os seus mandatos em Belém (1996-2006), se bateu “intransigentemente pelo exercício livre e democrático do direito à autodeterminação de Timor-Leste”.

Sampaio sublinhou ainda que “pelas suas lutas passadas, o povo timorense tem o irrecusável direito ao futuro, um futuro de paz, democracia, liberdade, justiça e progresso económico e social para toda a comunidade”.

Estiveram presentes na cerimónia o prémio Nobel da Paz Ximenes Belo (1996) e o presidente da Assembleia da República de Portugal, Eduardo Ferro Rodrigues.