home

SNS – A cuidar de nós há 41 anos

SNS – A cuidar de nós há 41 anos

No dia 15 de setembro de 1979 foi publicada, em Diário da República, a Lei nº 56/79 que criou o Serviço Nacional de Saúde (SNS), concretizando o projeto da autoria do socialista António Arnaut, ministro dos Assuntos Sociais no II Governo Constitucional liderado por Mário Soares.
SNS – A cuidar de nós há 41 anos

O direito à proteção da saúde, a prestação de cuidados globais de saúde e o acesso a todos os cidadãos, independentemente da sua condição económica e social, nos termos da constituição, foram uma das maiores conquistas dos portugueses no pós-25 de Abril, com a marca socialista, celebrando o seu 41º aniversário.

“Nos 41 anos do Serviço Nacional de Saúde expresso gratidão a todos os profissionais que constroem um serviço público de saúde universal, inclusivo e de qualidade. O SNS tem sido essencial na resposta à pandemia, sendo essa a melhor homenagem que podemos prestar a António Arnaut, seu fundador”

António Costa, Secretário-geral do PS e primeiro-ministro

“A saúde deixou de ser um privilégio de alguns para ser um direito de todos. E, por isso, agradecemos ao Serviço Nacional de Saúde, a todos os seus trabalhadores que, ao longo destes 41 anos, têm tratado de nós. Parabéns SNS!”

Maria Antónia Almeida Santos, membro da Comissão Permanente do Partido Socialista e presidente da Comissão Parlamentar de Saúde.