home

SNS 24 é garantia de segurança e confiança

SNS 24 é garantia de segurança e confiança

A ministra da Saúde, Marta Temido, visitou ontem centro de contacto do Serviço Nacional de Saúde (SNS 24) e garante que recorrer a este serviço telefónico é a melhor opção perante sintomas gripais.

Notícia publicada por:

SNS 24 é garantia de segurança e confiança

“As pessoas devem sempre ligar para a linha (808 24 24 24) em caso de gripe ou outra sintomatologia”, recomendou a ministra da Saúde, Marta Temido, na sequência da visita que efetuou, ontem, ao centro de contacto do Serviço Nacional de Saúde (SNS 24), em Lisboa.

Perante suspeitas de doença, a ministra considera que recorrer ao SNS 24 comporta diversas vantagens comparativamente às deslocações imediatas às urgências hospitalares, entre as quais “ o conforto” de realizar um simples telefonema a partir de casa, “a rapidez”, visto que “em média as chamadas são atendidas em 20 segundos”, “a segurança”, porque o atendimento é feito por enfermeiros que prestam aconselhamento e encaminham os doentes de acordo com algoritmos de decisão e, posteriormente, verificado com “uma chamada de controlo passado algum tempo”.

Evitar contágios e infeções, diminuir o tempo de espera nas urgências e agilizar os procedimentos clínicos e administrativos, são outras vantagens de recorrer ao SNS 24.

As pessoas que vão a correr para as urgências e que depois não são casos urgentes, provocam “filas de espera nos hospitais”, disse a ministra no final da visita, onde foi acompanhada pela diretora-geral da Saúde, Graça Freitas. Isto porque, em média, apenas 20% das chamadas diárias de utentes com sintomas de gripe necessitaram de ser encaminhadas para as urgências hospitalares.

Apesar do aumento de 30% do número de utilizadores da linha telefónica do Serviço Nacional de Saúde (808 24 24 24) em 2018, comparativamente a 2017, a governante considera que é preciso continuar a reforçar o apelo à sua utilização deste serviço.

O SNS 24 é um serviço “em que as pessoas podem confiar”, garantiu a ministra, pelo que, tal como recomenda a Direção-geral da Saúde “Antes de sair de casa para marcar consulta, saia de casa com consulta marcada”. Para isso, basta ligar 808 24 24 24.