“Sim, os privados têm obrigações na limpeza das florestas!”
António Costa afirmou ontem, durante o debate quinzenal, que a lei que levou o Governo enviar a notificação das Finanças, que todos os contribuintes receberam para cumprimento das responsabilidades que tenham na limpeza em torno de casas e de aldeias no espaço rural, já não é de hoje, é de há 12 anos apontando depois o dedo ao deputado do CDS relembrando João Almeida da sua antiga qualidade governativa, o Primeiro-ministro afirmou que “Sim, os privados têm obrigações na limpeza das florestas! E o senhor, como secretário de Estado da Proteção Civil, tinha obrigação de saber isso!”.
O tema foi trazido para o debate quinzenal por Assunção Crista tendo o líder do governo respondido que Cristas nada fez enquanto ministra da Agricultura para resolver o problema.
https://www.youtube.com/watch?v=IeiRrQITIxo
Num tom parecido dirigiu-se também à deputada do PEV Heloísa Apolónia, que acusou o Governo de se estar a “desresponsabilizar” das obrigações que tem nesta matéria, sobrecarregando autarquias sem meios para isso.
Neste dossiê, o que Costa procurou insistentemente vincar é que o trabalho de limpeza florestal tem de ser feito já para prevenir a época de incêndios do próximo verão. “Não encolhemos os ombros, e estamos dispostos a fazer mais, não podemos é encolher os ombros porque houve 274 incêndios neste país no último sábado e não quero voltar a passar um verão como o que passei no último verão. Nenhum de nós, em consciência, pode aceitar voltar a passar um verão assim”, disse. Acrescentando: “É difícil? É, mas temos de arregaçar as mangas porque a segurança é um bem indispensável, não podemos estar aqui com encenações.”
https://www.youtube.com/watch?v=3hCMc_fQmzM