home

SG em Madrid: "É preciso dar respostas concretas aos problemas das novas gerações"

SG em Madrid: "É preciso dar respostas concretas aos problemas das novas gerações"

sg_debate2O secretário-geral do PS afirmou hoje que o principal desafio da esquerda europeia é recuperar a confiança dos cidadãos, garantindo que a política deve responder, verdadeiramente, aos problemas da sociedade e, particularmente, das novas gerações.

“A relação entre a política e os cidadãos está quebrada e precisa de ser reforçada. E como as palavras em política estão gastas, só o poderemos fazer através de exemplos e atitudes concretas”, afirmou hoje em Madrid, num painel de debate sobre “as perspetivas dos progressistas”, no âmbito da conferência “Progresso Global” organizado pela Fundação Ideas, em que António José Seguro interviu hoje,logo após o discurso de abertura de François Hollande.

“Este é o principal desafio que se coloca à esquerda progressista, aos democratas. Os cidadãos, especialmente as novas gerações, olham para a política tradicional, para as instituições políticas e não encontram respostas concretas para os seus problemas”, disse ainda na sua intervenção.

Intervindo ao lado de responsáveis de partidos socialistas de vários países europeus, incluindo França, Itália, Roménia e Noruega, Seguro considerou que “uma sociedade que através da política não consegue responder aos problemas essenciais das novas gerações, é uma sociedade sem futuro”.

Uma situação que afirmou, ajuda a explicar os recentes movimentos de descontentamento nas ruas das capitais e cidades europeias.

“Compreendo bem os indignados. A sua luta. No meu tempo de juventude, tínhamos um horizonte à nossa frente. Podíamos sonhar, tínhamos emprego. Hoje qual é a resposta da política aos sonhos e anseios das novas gerações?”, disse.

Por isso, insistiu, os partidos progressistas devem apostar em “políticas duplas” que respondam aos problemas concretos dos jovens, especialmente no desemprego, mas também, “através do exemplo e da atitude política, dêem razões às novas gerações e aos cidadãos para reatarem uma relação de confiança com a política e os partidos da esquerda”, afirmou.

Antes do ínicio da Conferência, o Secretário Geral do PS teve reuniões bilaterais com Pier Luigi Bersani, Felipe Gonzalez e Alfredo Pérez Rubalcaba, em que debateu diversos temas quentes da agenda politica e economica da Europa.

 

Foto: PSOE