PS pede contenção, serenidade e pudor ao PSD sobre setor financeiro
João Galamba exigiu hoje ao PSD serenidade contenção e pudor sobre o setor financeiro, acusando os sociais-democratas de transformarem o atual Governo na causa dos problemas que o anterior executivo criou.
Numa declaração aos jornalistas, no parlamento, o porta-voz socialista argumentou que nas últimas semanas o PSD, nomeadamente o seu presidente e ex-primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, e a ex-ministra das Finanças Maria Luís Albuquerque, têm tentado “transformar um Governo que herdou um problema por resolver e que lhe está a tentar dar resposta na causa do problema”.
“Ninguém rebentou com bancos, nem o próprio PSD, no entanto, havia um problema sério no setor financeiro que devia ter sido resolvido durante o programa de ajustamento e não foi”, afirmou João Galamba.
“Era bom que o PSD, nomeadamente o seu presidente, e a ex-ministra das Finanças, tivessem algum pudor, reconhecessem as suas próprias responsabilidades neste problema e não tentassem perturbar a atividade de quem, de facto, está a resolver o problema que eles próprios não resolveram” adiantou ainda.
O porta-voz do PS insistiu na ideia de que “os portugueses sabem que os problemas no setor financeiro que existem e têm de ser resolvidos não foram criados por este Governo, foram herdados por este Governo”, apontando o Banif, a recapitalização da Caixa Geral de Depósitos e a venda do Novo Banco.
“Esse problema não só não foi resolvido como se agravou. Tem sido referido em múltiplos relatórios internacionais, é reconhecido pelo regulador, foi ainda hoje falado pelo presidente do BCE: Portugal tem um problema no crédito mal parado e no setor financeiro ao qual deve dar resposta”, sustentou.