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Seguro visita empresa inovadora no sector da cortiça

Seguro visita empresa inovadora no sector da cortiça

António José Seguro, Secretário-geral do Partido Socialista, prosseguiu hoje, em S. Brás de Alportel, o programa “As Pessoas Estão Primeiro”, com a visita à empresa Novacortiça.

A empresa NovaCortiça  exporta grande parte da sua produção e fatura 4,5 milhões de euros por ano, e onde trabalham cerca de meia centena de pessoas e cuja principal produção são os discos de cortiça utilizados nas rolhas de champanhe.

Tendo como principais destinatários dos seus produtos os mercados espanhol, italiano e francês, esta empresa algarvia é também pioneira na criação de produtos de moda derivados da cortiça, tendo criado para o efeito uma outra área de negócio, numa iniciativa que o líder socialista destacou como exemplo a seguir. a empresa iniciou o negócio na Indústria Corticeira em 1983 e detém a marca Pelcor. Esta empresa é um exemplo de inovação num sector considerado como tradicional. A Pelcor surgiu da ideia da sua fundadora, a jovem empresária Sandra Correia, CEO da empresa. A Pelcor é o resultado do seu empreendedorismo que criou com este novo sector uma inovação na tradição familiar e nacional. É sob a marca Pelcor  que desenvolve métodos inovadores para criar produtos de alta moda para uso diário.

A Novacortiça produz e fabrica coleções de Acessórios de Moda em pele de cortiça, sob a sua marca registada Pelcor, inovando desta forma a própria aplicação e utilização da Cortiça como matéria-prima.

Através das últimas técnicas ao nível da inovação, a Novacortiça além de estar no mercado das rolhas de cortiça para os mais finos champanhes, licores e vinhos do mundo, distingue-se atualmente pelos produtos de design luxuosos concebidos a partir da casca de sobreiro.

A marca produz também bolsas de cosmética, relógios de pulso, aventais, malas a tiracolo, sacos de compras, bolsas para moedas, carteiras para homem e até já criou uma linha exclusiva composta por mala, malote, carteira e porta óculos para a cantora Madona, quando a artista esteve em Portugal em 2008.

Alguns desses objetos de 'design' feitos em cortiça estão à venda no Museu de Arte Moderna (MOMA) de Nova Iorque, um dos mais conceituados do mundo.

O secretário-geral do PS reiterou hoje, durante a visita, a necessidade de criação de incentivos fiscais para as Pequenas e Médias Empresas como forma de ajudar o país a ultrapassar a crise.

 

Nos vários concelhos, o Secretário-geral do PS está a ouvir as preocupações dos jovens, dos idosos, dos empresários, das instituições de solidariedade social, dos autarcas. O itinerário foi criteriosamente escolhido em função dos graves problemas que afetam cada um desses concelhos. As questões relacionadas com a exclusão social, a saúde, a educação e a indústria, as dificuldades dos comerciantes e dos empresários, a agricultura, o ambiente e a cultura, constituem algumas das principais matérias em relação às quais o PS pretende dar ainda maior atenção e, ao mesmo tempo, realçar as deficiências da política governativa em relação a cada um destes setores.

“As Pessoas estão Primeiro” pretende cumprir 3 objetivos específicos: fazer o levantamento dos graves problemas que afetam a vida dos cidadãos; deixar uma mensagem de confiança e esperança no projeto político do Partido Socialista e destacar a necessidade de um estudo antecipado de alguns dos temas da atualidade considerados prioritários na ação de um futuro governo socialista.