home

Seguro vai propor à troika programa de recapitalização para as empresas nacionais

Seguro vai propor à troika programa de recapitalização para as empresas nacionais

O secretário-geral do PS revelou hoje que irá propor à troika um programa de recapitalização das empresas nacionais com um valor mínimo de três mil milhões de euros e financiado com parte das verbas não utilizadas pela banca.

António José Seguro, que discursava no debate sobre o “Estado da Nação” na Assembleia da República, afirmou que os socialistas tomarão “a iniciativa de propor à troika a criação de um programa de apoio à recapitalização de pequenas e médias empresas, tendo como valor mínimo três mil milhões de euros – verba financiada por parte dos fundos não utilizados para a recapitalização dos bancos e por verbas disponíveis no Banco Europeu de Investimento”.

Seguro defendeu que, “se há dinheiro para recapitalizar os bancos, também tem de haver dinheiro, por uma vez, para capitalizar as empresas portuguesas, protegendo o emprego”.

Segundo o líder socialista, no quadro das conversações com a troika em agosto próximo, a agenda para o crescimento e o emprego “deve ser objeto de inclusão na próxima atualização do memorando”.

“Não cruzamos os braços, nem estamos subordinados às ordens de nenhuma capital europeia. Nós tomados a iniciativa”, provocou António José Seguro.